Nota Informativa

7 de Junho de 2024
Os indicadores de atividade e a inflação manterão a Fed atenta na sua reunião de junho | nota breve 07.06.2024
  • Na reunião da próxima semana, esperamos que a Fed mantenha as taxas de juro no intervalo entre 5,25% e 5,50% e um tom de aperto semelhante ao expresso na reunião anterior: não flexibilizarão a política monetária até estarem confiantes de que a inflação está a avançar de forma sustentada para 2%.
  • Os dados disponíveis reforçaram a ideia de cortes nas taxas após o verão. A inflação caiu ligeiramente em abril, depois de ter aumentado nos primeiros meses do ano, e alguns indicadores de atividade e do mercado de trabalho mostram ligeiros sinais de arrefecimento. No entanto, pensamos que a Fed também vai querer ter mais confiança de que esta queda da inflação será sustentada nos próximos meses, ou que o arrefecimento da atividade será mais intenso, antes de flexibilizar a política monetária, em linha com a sua estratégia dependente dos dados.
  • Consideramos que é muito provável que o primeiro corte das taxas de juro ocorra após o verão. A nossa previsão central aponta para dois cortes em 2024, em setembro e dezembro, e mais quatro em 2025. Esta expetativa está em linha com a dos mercados financeiros, que, desde a última reunião, passaram de descontar um único corte em 2024 para aumentar a probabilidade de um segundo corte de 35% para 80%. Aumentaram também a expetativa de que o primeiro corte ocorra em setembro, em vez de novembro.