Nota Informativa

17 de Julho de 2025
Pausa expectável no BCE | nota breve 17.07.2025
  • É praticamente certo que o BCE irá manter as taxas de juro inalteradas, o que tornará a reunião de julho a primeira do ano em que não são anunciados cortes de juros. Os mercados têm a expectativa de que a depo se irá manter nos 2%, com uma probabilidade próxima de 100%.
  • Esta pausa nos cortes de taxas de juro está alinhada com a nova estratégia de política monetária apresentada pelo BCE há duas semanas, dado que na revisão da sua estratégia o BCE reconhece a existência de um ambiente estruturalmente mais incerto e volátil, defendendo a necessidade de ter uma capacidade de atuação flexível.
  • A pausa planeada para julho reflete a margem de manobra proporcionada pela inflação, que já atingiu a meta, e pela política monetária em território neutro (estimamos que a depo no nível dos 2% não estimula nem restringe a economia), além da necessidade de medir a temperatura de uma economia que, sem alcançar aceleração, resiste a um cenário de risco exigente com efeito ambíguo sobre a inflação.
  • A chave, portanto, serão as indicações dadas sobre possíveis cortes de juros após o verão. Tanto o BPI Research como os mercados financeiros preveem um corte final de 25 p.b., deixando a depo nos 1,75% antes do final do ano, uma redução que seria preventiva e em resposta à alta incerteza geopolítica e aos riscos de queda sobre a atividade económica. À medida que a perspetiva económica se estabilizar, prevemos um retorno da depo a 2,00% em 2026.