Nota Informativa

13 de Dezembro de 2024
Reserva Federal - uma história de dois mandatos | nota breve 13.12.2024
  • A Fed irá baixar as taxas de juro em 25 p. b. na reunião de dezembro, colocando os fed funds no intervalo 4,25%-4,50% e completando os primeiros 100 p.b. de cortes no ciclo de flexibilização monetária iniciado em setembro.
  • Esperamos também que a Fed adopte um tom mais cauteloso na sua estratégia de flexibilização monetária nos próximos meses. A motivação para a redução da taxa de juro em dezembro não é totalmente óbvia, mas está em linha com o equilíbrio que a Fed procura entre os seus dois mandatos.
  • Assim, o corte de 25 p.b. envia uma mensagem clara de apoio ao mercado de trabalho, mas deixa as taxas de juro numa zona ainda restritiva, procurando arrefecer os preços. Além disso, a mudança de tom da Fed, que passa a ser cautelosa nos próximos passos, reafirma o seu compromisso de lutar contra a inflação até atingir o objetivo de 2%.
  • Esta cautela não implica uma mudança de estratégia. Continuamos convencidos de que a Fed está no bom caminho para reduzir as taxas de juro para um nível neutro. Mas a robustez da atividade e os riscos para as políticas futuras da nova administração da Casa Branca permitem que a Fed avance sem demasiada pressa. Além disso, desde o início, a Fed evitou comprometer-se com uma taxa fixa de cortes e, desde o primeiro corte de taxas em setembro, deixou claro que as decisões serão tomadas com base na totalidade dos dados em cada reunião.