Nota Informativa

31 de Julho de 2025
Reserva Federal: A Fed faz uma pausa e acredita que o verão trará clareza | nota breve 31.07.2025
  • Como esperado, e numa decisão amplamente descontada pelos mercados financeiros, a Reserva Federal (Fed) manteve a taxa dos fed funds no intervalo 4,25%-4,50%, prolongando pela quinta vez consecutiva a pausa iniciada este ano.
  • A Fed acredita que o atual contexto macroeconómico exige taxas "moderadamente restritivas", justificando dessa forma a manutenção da taxa nos níveis atuais. Powell mencionou que o mercado de trabalho se encontra equilibrado, no entanto a inflação permanece acima da meta. Assim, a postura da política monetária deve agora voltar-se para atingir o objetivo da inflação. Nesse sentido, foi mencionado que o nível atual dos fed funds "protege contra riscos de inflação", estando bem posicionado para responder a esses riscos.
  • Powell não deu nenhuma indicação clara de que a Fed poderia começar a cortar as taxas já em setembro. Assim, as expectativas para o primeiro corte de juros, descontado pelos mercados, mudaram de setembro para outubro, e a probabilidade de um segundo corte em dezembro caiu de 80% para 40%. A nossa visão é que a Fed cortará as taxas a partir de dezembro, no entanto, assim como o FOMC, estamos a aguardar os próximos dados para ajustar as nossas previsões.