O gestor tem mais de 20 anos de experiência e vai agora liderar a estratégia de valorização e desenvolvimento de talentos no BPI, que conta com mais de 4.000 colaboradores.
O Banco BPI acaba de contratar João Santos Tavares como Diretor Executivo de Pessoas e Talento, reforçando o seu compromisso com a valorização e desenvolvimento das suas equipas. O responsável transita da Teleperformance, onde liderava os Recursos Humanos para os Hubs Multilingual em cinco mercados.
Com mais de 20 anos de experiência, João Santos Tavares assume a partir de 1 de abril a responsabilidade de liderar a gestão de talento de um dos maiores Bancos em Portugal, que conta com mais de 4.000 colaboradores. Sobre este novo desafio, afirma: “É com entusiasmo que abraço este projeto. O BPI é um Banco como uma cultura muito centrada nas Pessoas, que tem feito um investimento importante na diversidade geracional dos seus quadros e que oferece muitas oportunidades de desenvolvimento profissional”.
Nos últimos anos, o BPI reforçou o seu compromisso com a valorização do talento jovem, implementando uma estratégia ativa de contratação e retenção de profissionais qualificados, com menos de 30 anos. Em 2024, o banco integrou 225 talentos nos seus quadros com uma média de idades de 28 anos. O objetivo passa por aumentar a diversidade geracional nas equipas, impulsionar a inovação e acelerar o processo de transformação do setor financeiro.
Percurso sólido na gestão de Pessoas e Talento
Licenciado em Psicologia Social e das Organizações pelo ISPA, João Santos Tavares iniciou a sua carreira na área da formação, passando pela Volkswagen Autoeuropa e pela ATEC. Mais tarde integrou a equipa corporativa de Recursos Humanos da CIMPOR, assumindo responsabilidades ao nível da gestão de talento no mercado nacional e internacional. Posteriormente, integrou a área corporativa da EDP como Diretor Adjunto de RH, liderando equipas de DEI, Voluntariado Corporativo, Gestão de Talento e Compensação. Em 2019, juntou-se à Teleperformance como Chief Human Resources Officer (CHRO) para Portugal, cargo que ocupou até 2023, quando passou a ser responsável pelos Recursos Humanos para os Hubs Multilingual em cinco mercados.