14ª edição do Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Capacitar
31 projetos sociais recebem mais de 1 milhão de euros para apoiar 2 mil pessoas com deficiência
- Projetos selecionados incluem, entre outras respostas sociais, o impulso a vários negócios sociais desenvolvidos por pessoas com deficiência, teleconsultas gratuitas, terapias inovadoras , esporte adaptado, teatro inclusivo e criação de um canal televisivo.
- Criado em 2010, este Prémio já distinguiu 307 projetos, com cerca de 9,7 milhões de euros, tendo ajudado a melhorar a vida de mais de 49 mil pessoas.
- Desde 2010, os vários prémios Fundação BPI "la Caixa" entregaram mais de 28 M.€ para a implementação de 932 projectos de inclusão social. Os projetos apoiados ajudaram mais de 197 mil pessoas.
No âmbito da 14ª edição do Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Capacitar, foram distinguidos 31 projetos de instituições privadas sem fins lucrativos que, globalmente, vão receber apoios de 1.072.820 euros. O Prémio Capacitar tem como finalidade apoiar projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, doença mental ou outras doenças, bem como das suas famílias, com especial atenção para a autonomia, a empregabilidade e o bem-estar.
As candidaturas vencedoras receberam, cada uma, em média, mais de 34.600 euros e vão apoiar, no total, mais de 2.000 pessoas em situação de vulnerabilidade.
Os projetos hoje distintos pretendem dar respostas a necessidades sociais prementes, nomeadamente: o aumento da empregabilidade; o apoio a terapias especializadas para tratar ou retardar avanços de incapacidade e promoção de serviços ao domicílio ou de teleassistência; ações de apoio aos cuidadores; apoio psicossocial às pessoas com deficiência e transtorno mental no seu contexto familiar e relacional; e iniciativas que promovem a autonomia, nomeadamente atividades desportivas, artísticas e de entretenimento.
O relatório "Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos 2022", do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH-ISCSP), indica-nos que, em 2021, quase um terço (30,5%) das pessoas com deficiência encontramos-se em risco de pobreza ou exclusão social. Um número que contrasta com os 18,8% de pessoas sem deficiência da mesma idade (16-64 anos) em risco de pobreza.
O Prémio Capacitar resulta de uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação ”la Caixa” e apoia o trabalho das entidades do terceiro setor, através do financiamento de projetos destinados a promover a melhoria da qualidade de vida, a empregabilidade e a autonomia de pessoas com deficiência ou doença mental.
Todas as candidaturas que cumpriram os requisitos do Regulamento foram objecto de avaliação técnica e, posteriormente, as mais pontuadas foram submetidas a exame complementar por um grupo de mais de 6 amostras de avaliadores colaboradores e reformados do BPI, em regime de voluntariado, uma prática exemplar e inovador que enriquece o processo de avaliação e o processo de humanização do Banco. A seleção final dos projetos foi realizada por um júri que analisou as candidaturas e fez uma avaliação criteriosa dos projetos e das linhas de ação condicionais.
Criado em 2010, o Prémio Capacitar atribuiu, em 14 edições, cerca de 9,7 milhões de euros a 307 projetos, apoiando mais de 49.000 pessoas com deficiência ou incapacidade permanente e contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
Prémios BPI Fundação ”la Caixa” 2023 – Ajudar quem ajuda
Sob o lema “Ajudar quem ajuda”, os Prémios BPI Fundação ”la Caixa” são atribuídos anualmente com o fim de apoiar projetos de instituições privadas sem fins lucrativos. Os Prémios – Capacitar, Solidário, Seniores e Infância - inserem-se na política de responsabilidade social do BPI e são financiados pela Fundação ”la Caixa”. Os quatro prémios terão uma dotação global de 4,6 milhões de euros.
Desde 2010, os prémios entregaram mais de 28 M.€ para a implementação de 932 projectos de inclusão social. Os projetos apoiados já ajudaram mais de 197 mil pessoas.
O BPI e a Fundação ”la Caixa” estabeleceram um acordo de colaboração para o desenvolvimento de projetos de carácter social e cultural em Portugal após a entrada do BPI no grupo CaixaBank.
Projetos distinguidos no Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Capacitar 2023
Saiba mais sobre os 31 projetos sociais distinguidos no Prémio Capacitar | Banco BPI
Abrigo Seguro – Associação de Solidariedade Social; ALADI - Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual; ANEM – Associação Nacional de Esclerose Múltipla; ANPAR - Associação Nacional de Pais e Amigos Rett; APCC – Associação De Paralisia Cerebral de Coimbra; APCV – Associação de Paralisia Cerebral de Viseu; APELA - Associação Portuguesa Esclerose Lateral Amiotrófica; APPACDM de Santarém; APPDA Setúbal; APPDA-Lisboa, Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo; Associação de Atividade Motora Adaptada; Associação de Paralisia Cerebral da Madeira; Associação de Socorros Mútuos Mutualista Covilhanense; Associação Para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã; Associação Pró Cidadão Deficiente Integrado; Associação Salvador; BIPP - Inclusão para a Deficiência; CECD Mira Sintra - Centro de Educação para o Cidadão com Deficiência, CRL; Casa de Santa Isabel; CASCI - Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo; Centro Ciência Viva de Proença-a-Nova; Centro Comunitário de Esmoriz; Cozinha com Alma; CREACIL – Coop. de Reabilitação, Educação e Animação para a comunidade integrada do concelho de Loures, CRL; Fundação AMA Autismo; Fundação UNITATE; Grupo Mágico; Pedalar Sem Idade; Santa Casa da Misericórdia de Lousada; Teatro Umano Associação Cultural; TILIASCOOP - Formação & Reabilitação Psicosocial, CRL. ; Fundação AMA Autismo; Fundação UNITATE; Grupo Mágico; Pedalar Sem Idade; Santa Casa da Misericórdia de Lousada; Teatro Umano Associação Cultural; TILIASCOOP - Formação & Reabilitação Psicosocial, CRL. ; Fundação AMA Autismo; Fundação UNITATE; Grupo Mágico; Pedalar Sem Idade; Santa Casa da Misericórdia de Lousada; Teatro Umano Associação Cultural; TILIASCOOP - Formação & Reabilitação Psicosocial, CRL.