A Associação Business Roundtable Portugal (BRP) e o Instituto Português de Corporate Governance desenvolveram o Programa Metamorfose que visa acelerar o crescimento e a competitividade das PME portuguesas através da profissionalização e fortalecimento do governo corporativo.
Este programa integrado permite a partilha de conhecimento entre as grandes empresas e as PME e assenta em três ferramentas práticas e evolutivas:
Guia de melhores práticas
O guia de melhores práticas identifica cinco pilares de atuação para uma maior robustez do governo corporativo:
- Órgãos de governo e tomada de decisão.
- Gestão de risco e controlo interno.
- Transparência e reporting.
- Cultura e compromisso com o governance.
- Governance em empresas familiares.
Scoring
O scoring é uma ferramenta digital e intuitiva de autodiagnóstico que permite às PME avaliarem o grau de robustez das suas práticas de governance e compararem a sua avaliação com os resultados de outras empresas do mesmo setor, dimensão ou geografia.
Esta ferramenta é gratuita e acessível a todas as PME que, mediante os resultados obtidos, recebem orientações sobre como reforçar as suas estruturas de governo.
Bolsa de Conselheiros
A Bolsa de Conselheiros é composta por quadros de topo das empresas associadas do programa que irão acompanhar as equipas de gestão de cada PME, numa lógica de administrador não executivo, durante um período de 1 ano.
O BPI é, desde o início, associado da BRP fazendo parte dos 41 grupos empresariais portugueses que têm um único propósito - acelerar o crescimento económico e social do país para garantir um Portugal mais justo, mais próspero e mais sustentável.
Para mais informações, contacte qualquer Balcão ou Centro de Empresas BPI ou consulte bancobpi.pt/empresas.