Nota Informativa

15 de Maio de 2024
A inflação nos EUA retoma a sua trajetória descendente | nota breve 15.05.2024
  • A inflação global situou-se em 3,4% em abril (3,5% em março), enquanto a inflação subjacente, que exclui os produtos alimentares e a energia, registou uma moderação de duas décimas para 3,6% em termos homólogos.
  • Numa base mensal e corrigida de sazonalidade, tanto o IPC global como o subjacente avançaram 0,3% (ambos +0,4% no mês anterior).
  • Com os dados em linha com as expectativas, os mercados financeiros reagiram sem movimentos particularmente grandes. As taxas de rendibilidade dos treasuries caíram 5 p.b. em toda a curva após a divulgação dos dados. As expectativas implícitas para os cortes nas taxas da Fed também se mantiveram inalteradas e os mercados monetários continuam a atribuir uma probabilidade inferior a 5% para um primeiro corte nas taxas em junho, enquanto o esperam com 85% de probabilidade na reunião de setembro. Entretanto, os índices de ações iniciaram a sessão em alta, enquanto o EUR/USD continua a ser negociado em torno de $1,08, em níveis semelhantes aos da sessão de ontem.