- BPI e Fundação ”la Caixa” atribuem mais de 1 milhão de euros a 24 projetos de instituições sociais, a fim de apoiar mais de 4 mil pessoas em situação de vulnerabilidade extrema. O objetivo é o de facilitar o processo de desenvolvimento integral e de inclusão social, com especial enfoque no apoio à inserção laboral e à vida autónoma.
- Entre os beneficiários dos projetos, encontram-se migrantes e refugiados, novas mães, pessoas em situação de sem-abrigo ou em condição de prostituição, ex-reclusos, mulheres vítimas de violência doméstica, jovens inativos e mulheres ciganas.
- Desde o lançamento do Prémio Solidário, em 2016, foram apoiados 232 projetos no valor de 8,6 milhões de euros, beneficiando mais de 45.000 pessoas em situação de vulnerabilidade.
O Banco BPI e a Fundação ”la Caixa” apoiam 24 projetos de instituições sociais, dirigidos a pessoas em situação de extrema vulnerabilidade, com um valor global de 1.050.270 euros. Os projetos vencedores da 10ª edição do Prémio Solidário foram hoje conhecidos numa cerimónia que decorreu na Quinta das Lágrimas, em Coimbra. 
Entre os premiados encontram-se projetos de inclusão de migrantes e refugiados, iniciativas de apoio a novas mães, ações de reintegração socio laboral de pessoas em situação de sem-abrigo ou de prostituição, apoio a ex-reclusos, programas de capacitação de mulheres vítimas de violência doméstica, jovens inativos ou mulheres ciganas.
Os projetos vencedores do Prémio Solidário recebem, em média, 43.761 euros para apoiar, no total, mais de 4 mil pessoas em situação de vulnerabilidade extrema. O objetivo é o de facilitar o processo de desenvolvimento integral e de inclusão social, com especial intenção de apoiar a inserção laboral e à vida autónoma.
Desde o lançamento em 2016 e até 2025, foram apoiados, no total das dez edições, 232 projetos no valor de 8,6 milhões de euros, beneficiando mais de 45.000 pessoas em situação de vulnerabilidade.
Projetos distinguidos no Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Solidário 2025 
Saiba mais sobre os 24 projetos sociais distinguidos em Prémio Solidário:
Braga:	Associação de Defesa dos Direitos Humanos de Guimarães
Castelo Branco:	Cáritas Interparoquial de Castelo Branco
Évora:	Centro Social e Paroquial de Alandroal
Lisboa: 	ACRAS - Associação Cristã de Reinserção e Apoio Social; Amigos da Estrela - Associação de Solidariedade Social; Associação das Aldeias de Crianças SOS de Portugal; Associação Girlmove Portugal; Associação Kosmicare; Associação O Ninho; Centro Padre Alves Correia; Desafio Jovem (Teen Challenge) PORTUGAL; Fundação Cidade de Lisboa; JRS Portugal - Serviço Jesuíta aos Refugiados; Liga Portuguesa Contra a SIDA; Materlua - Associação Social Para a Promoção da Saúde e Desenvolvimento; RILPA - Riverside Lisbon Project Association; Associação Rizoma Livre; Associação SISH - Social Innovation Sportshub; Youth Coop
Porto: Cooperativa Lousavidas, CRL
R.A. Madeira:	SocioHabitaFunchal EM
Santarém:	Conservatório de Música e Artes do Centro, CRL
Setúbal:	ACEDA - Associação Cristã Evangélica de Apoio Social; Lifeshaker - Associação
 
Prémios BPI Fundação ”la Caixa” – 5 milhões de euros para a inclusão social
Os Prémios BPI Fundação ”la Caixa” 2025 - Infância, Solidário, Seniores e Capacitar – têm uma dotação total de €5 milhões para apoiar financeiramente projetos de instituições privadas sem fins lucrativos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A seleção das candidaturas vencedoras é realizada em três fases: (1) avaliação técnica e objetiva dos projetos e das linhas prioritárias estabelecidas (2) exame complementar por um grupo de mais de duas dezenas de avaliadores voluntários do BPI que reúnem com todas as entidades que passam à 2ª fase de avaliação; (3) seleção dos projetos vencedores por um júri presidido pelo sociólogo Professor António Barreto.
Desde 2010, no total das 47 edições concluídas, foram atribuídos mais de 39,8 M€ a 1.232 projetos que promovem a inclusão social para apoiar mais de 268 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. Cada projeto apoiado recebeu, em média, mais de 32 mil euros.
Sobre a Fundação ”la Caixa”
A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no grupo CaixaBank. Em 2025, destina 50 milhões de euros a programas para a transformação social, a investigação e a divulgação da ciência, a educação e a cultura e ao desenvolvimento sustentável.