Transferências SEPA e Não SEPA - Unitárias
PR_UCMS02073274
Serviço que permite movimentar fundos de uma forma cómoda e segura, entre contas bancárias, podendo o ordenante e o beneficiário das transferências ser a mesma entidade.
Atendendo à localização da conta de pagamento do beneficiário, este serviço de transferências apresenta várias modalidades:
- Intrabancárias: quando a conta do beneficiário, destinatária dos fundos, também está domiciliada no BPI;
- Interbancárias: quando a conta do beneficiário, destinatária dos fundos, está domiciliada noutro banco (nacional ou estrangeiro);
Consoante o destino (jurisdição do Banco do beneficiário), as transferências a crédito iniciadas pelos Clientes do BPI podem ser:
- Transferências SEPA (Single Euro Payments Area - Área Única de Pagamentos em Euros): têm por base um conjunto de princípios, normas e procedimentos emanados pelas autoridades europeias* que permitem realizar de forma harmonizada as transferências em euros dentro do espaço SEPA.
- Transferências Internacionais Não-SEPA: serviço encontra-se acessível de forma individualizada ou por ficheiro standard ISO20022 XML, permite a transferência de fundos, em qualquer moeda, para qualquer parte do mundo.
Nota: o espaço SEPA inclui os países do Espaço Económico Europeu (EEE), os seus territórios ultramarinos e ainda: Islândia, Liechtenstein, Noruega, Suíça, Reino Unido, Mónaco e São Marino.
* Comissão Europeia (CE), Banco Central Europeu (BCE) e Conselho Europeu de Pagamentos (EPC-European Payments Council)
- Possibilidade de iniciar pagamentos Não SEPA, através de um ficheiro com o formato ISO20022 XML.
- Clientes com Contas Valor BPI Empresas e Empresas+, podem beneficiar da oferta de transferências e de um preçário mais vantajoso em todas as ordens de transferência SEPA e Não SEPA .
- Serviço disponível em múltiplos canais
- Possibilidade de executar transferências urgentes (até 2 horas) ou imediatas, nacionais ou europeias (até 10 segundos).
- Possibilidade de agendamento de ordens pontuais ou permanentes.
- Total segurança e simplicidade: basta inserir o IBAN e/ou BIC/SWIFT da conta de pagamento do beneficiário e montante da transferência a crédito. O débito é feito automaticamente na conta do ordenador, e o valor enviado para o banco do beneficiário.
Clientes BPI (Particulares ou Empresas) que pretendam movimentar fundos entre contas bancárias, de forma rápida e segura.
Empresas com forte relacionamento internacional e um elevado número de pagamentos, podem instruir, através de um ficheiro ISO20022 XML, várias transferências nacionais ou cross-border em euros ou Moeda estrangeira.