Cash Pooling

Centralização automática, numa única conta, dos saldos de contas detidas por uma empresa ou por um grupo empresarial.

Enquadramento

O Cash Pooling, na modalidade de Centralização de Saldos, é uma solução que permite centralizar numa única conta (conta centralizadora) os saldos devedores e credores de outras contas (contas satélite), mediante o processamento automático de transferências entre a conta centralizadora e cada uma das contas satélite de acordo com os parâmetros definidos para cada uma destas.

Vantagens

  • Simplicidade e Comodidade: automatização dos movimentos de centralização de saldos de diversas contas numa única conta;
  • Redução de custos administrativos: gestão centralizada e integrada das contas no BPI;
  • Flexibilidade: adaptação das estruturas e parâmetros do serviço às necessidades dos Clientes;
  • Otimização da Gestão de Tesouraria: minimização dos custos financeiros com base no controlo de liquidez através da gestão integrada da tesouraria disponível nas várias contas da Empresa ou Grupo no BPI, ou seja, utilizando os saldos excedentários para fazer face às necessidades de fundos.

Beneficiários

  • Soluções Monoempresa (estruturas que integram Contas D.O. com o mesmo titular): Empresas, Empresários em Nome Individual e Profissionais Liberais;
  • Soluções Multiempresa (estruturas que integram Contas D.O. tituladas por empresas distintas): empresas com relação de grupo ou de domínio.
    Nas soluções multiempresa, a centralização de saldos pode ter implicações legais e tributárias, pelo que, previamente à sua implementação, recomenda-se às empresas a análise do seu enquadramento junto dos seus consultores jurídicos.

 

125x150_global_finance

Para mais informações, contacte qualquer Balcão ou Centro de Empresas BPI ou consulte bancobpi.pt/empresas.

Notas

A presente informação tem natureza publicitária e não dispensa a consulta de informação pré-contratual e contratual legalmente exigida, não constituindo uma proposta contratual.

Contratação sujeita a aprovação prévia das entidades envolvidas e sujeita às condições definidas em função do perfil de risco para cada operação.