- Banco registou uma quota de 70,65% no montante total de crédito enquadrado.
O BPI lidera na colocação da Linha IFAP Curto Prazo, com uma quota de 70,65%[1] do montante total de crédito enquadrado. A linha destina-se a financiar os custos com as campanhas agrícolas - preparação dos terrenos, sementeiras, regas, colheitas, alimentação dos animais, entre outros - e beneficia de bonificação de 20% dos juros, atribuída pelo IFAP, e de prazos adequados ao ciclo de cultura/produção agrícola, silvícola e pecuária.
Nos últimos 10 anos, o BPI concedeu mais de 530 milhões de euros em financiamento à agricultura, somando um total de cerca de 10.700 operações, que beneficiaram perto de 2.000 Clientes.
O BPI tem uma larga experiência no apoio das empresas nacionais e tem na Agricultura um dos seus setores prioritários, dispondo de soluções completas para as múltiplas necessidades das empresas agrícolas e agroindustriais e de uma equipa dedicada de especialistas na estruturação de financiamentos do setor.
Para além de um vasto conjunto de instrumentos financeiros, as empresas encontram no BPI equipas especializadas dedicadas ao setor, disponíveis para apresentar soluções de financiamento ao investimento, gestão de tesouraria, gestão do negócio internacional e cobertura de risco que melhor se adequam ao seu negócio, promovendo a inovação e o apoio na transição sustentável.
BPI apoia empresas do setor da Agricultura
Além da oferta dedicada e equipas especializadas, o BPI promove diversas iniciativas para capacitação das empresas, como o Acelerador de Sustentabilidade, apoia as empresas do setor no acesso aos apoios públicos disponíveis, através do acesso gratuito ao Portal BPI Apoios Públicos e organiza eventos que promovem o diálogo entre todos os stakeholders, potenciando a partilha de conhecimento e boas práticas, como é o caso do Fórum “O Futuro da Água”. O Banco organiza também o Prémio Nacional de Agricultura, já na sua 13ª edição, para distinguir os casos de sucesso nacionais da Agricultura, Agroindústria, Florestas e Pecuária.
O BPI é igualmente patrocinador das principais feiras agrícolas realizadas em Portugal:
- De 30 de abril a 5 de maio, participou na 40ª edição da Ovibeja, feira organizada pela Associação de Agricultores do Sul (Acos), que celebrou a diversidade e riqueza da cultura alentejana e foi, nesta edição, dedicada ao tema “40 anos de Associativismo”.
- Entre os dias 8 e 16 de junho, será o “Banco Oficial” da 60.ª edição da Feira Nacional de Agricultura (FNA), que se realiza no Centro Nacional de Exposições, em Santarém. A FNA 2024 terá como tema central a pecuária extensiva.
BPI. Banco para a Agricultura.
(1)*fonte: IFAP, contratos recebidos e registados até 08.04.2024.