O Acelerador de Sustentabilidade é uma iniciativa conjunta do BPI e do Expresso, já na terceira edição, e que visa fomentar a implementação de práticas sustentáveis em pequenas e médias empresas (PME) em Portugal, contribuindo para a transição sustentável da economia nacional.
O projeto prevê a realização de 6 momentos formativos, sobre 6 temas distintos, em duas vertentes complementares: "Eventos com Clientes" e "Academia". Os temas selecionados em cada edição refletem as áreas críticas de interesse e desafio para as PME portuguesas no contexto da sustentabilidade do momento.
Os eventos, em formato workshop, têm o objetivo de alertar as empresas para temas relevantes de sustentabilidade, promovendo discussões e partilhas de experiências, bem como apresentar soluções que permitem responder às barreiras e oportunidades identificadas.
A "Academia" é a componente formativa do projeto, oferecendo um conjunto diversificado de conteúdos como se de uma biblioteca online se tratasse.
Este recurso é o resultado da colaboração entre as empresas e especialistas em sustentabilidade, proporcionando um espaço para a disseminação de conhecimento e a capacitação das empresas para enfrentar os desafios de sustentabilidade.
Este projeto é particularmente relevante para as PME, que muitas vezes enfrentam desafios maiores na implementação de práticas sustentáveis devido a limitações de recursos e conhecimento. Ao promover eventos de discussão e formação, esta iniciativa não só apoia as empresas na identificação de oportunidades de melhoria, como também oferece soluções práticas e acessíveis, promovendo uma mudança real e tangível em direção à sustentabilidade.
Desta forma, o Acelerador de Sustentabilidade tem-se revelado uma ferramenta importante para a promoção da sustentabilidade empresarial em Portugal, contribuindo para a criação de um tecido empresarial mais preparado para os desafios do futuro.
Em 2024, já foram realizadas três sessões focadas em temas específicos: Mobilidade Sustentável (Cascais), Turismo Regenerativo (Loulé) e Economia Azul (São Miguel, Açores). As próximas sessões abordarão: Cidades Inteligentes (Braga), Moda Sustentável (Barcelos) e Desafio da Água na Agricultura (Beja).
Para mais informações, contacte qualquer Balcão ou Centro de Empresas BPI ou consulte bancobpi.pt/empresas.