ALERTA: Fraude com alteração do IBAN do Beneficiário de Transferência

23-04-2024

O Banco BPI alerta para situações de fraude em que, com recurso a malware previamente instalado nos computadores das vítimas, um terceiro altera o IBAN do beneficiário no momento da realização dessa transferência.

Se, após a introdução dos dados da transferência no BPI Net (mesmo para um beneficiário da lista de beneficiários frequentes), o ecrã do seu computador ficar estático (poderá aparecer uma mensagem com indicação de “em atualização”) ou se lhe surgir uma mensagem para instalação ou atualização de software, poderá estar a ser vítima de uma tentativa de fraude. Durante esse período, o infrator pode estar a alterar o IBAN da conta de destino dos fundos.

Proteja-se! Leia atentamente todos os detalhes que são apresentados na mensagem de confirmação da transferência (SMS enviado pelo banco), antes de autorizar a operação. Confirme, especialmente, se o IBAN do beneficiário da transferência que está a autorizar corresponde ao IBAN pretendido.

Em caso de dúvida ou suspeita, não prossiga com a operação e contacte de imediato a linha de segurança BPI (+351 217 207 761).

Se detetar que realizou uma transferência em que possa ter sido vítima de fraude, informe também os órgãos de polícia criminal competentes (PSP, GNR ou PJ) ou o Ministério Público.

Para prevenir, siga as boas práticas de utilização dos canais de Homebanking: aceda sempre ao sítio de internet oficial do seu banco, digitando o endereço eletrónico (e nunca através de motores de busca, links ou listas de favoritos) e verifique que o endereço começa por “https://” e que aparece um cadeado.  Nunca abra mensagens duvidosas. Não divulgue informação pessoal, credenciais de acesso ao seu Homebanking, ou códigos de autorização que o banco lhe envie para o telemóvel.