BPI lidera na colocação em linhas de apoio à tesouraria na Agricultura

06-02-2024

 

  • Banco registou uma quota de 72% na linha IFAP Curto Prazo e de 63% no montante total de adiantamentos de subsídios à exploração concedidos pelo IFAP e validados pela CAP.
  • Na última década, o BPI concedeu cerca 10.500 financiamentos, num montante total superior a 500 milhões de euros.

O BPI lidera a colocação das principais linhas de apoio à tesouraria específicas do setor agrícola: Linha IFAP Curto Prazo e adiantamentos de subsídios à exploração IFAP/CAP.

Na Linha IFAP Curto Prazo, o Banco alcançou uma quota de 72%[1] do montante total de crédito enquadrado, entre 1 de janeiro e 30 de setembro de 2023. Este resultado reforça a liderança destacada do BPI nesta linha de financiamento, que regista consecutivamente, há mais de uma década, quotas de crédito superiores a 50% do montante total de crédito enquadrado.

A Linha IFAP Curto Prazo permite o financiamento dos custos com as campanhas agrícolas (preparação dos terrenos, sementeiras, regas, colheitas, alimentação dos animais, entre outros) beneficiando de bonificação de 20% dos juros, atribuída pelo IFAP, e de prazos adequados ao ciclo de cultura/produção agrícola, silvícola e pecuária.

O BPI lidera igualmente em número e montante total de adiantamento de subsídios à exploração concedidos pelo IFAP e validados pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) em 2023, com uma quota de 63%[2]. O BPI estabeleceu um protocolo com a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), que permite aos agricultores a antecipação, até 90%, do recebimento destas ajudas diretas à produção agrícola.

Nos últimos 10 anos, o BPI financiou mais de 500 milhões de euros no total de cerca de 10.500 financiamentos, que beneficiaram perto de 2.000 Clientes. Este resultado reflete o esforço que o BPI tem vindo a realizar na simplificação do processo de contratação das operações e o seu impacto na qualidade do serviço prestado ao Cliente.

Para além da oferta descrita, o BPI dispõe de outras soluções completas e diversificadas que se adequam às múltiplas necessidades das empresas agrícolas e agroindustriais. Dispõe ainda de equipas dedicadas de especialistas que têm como foco a apresentação de soluções de investimento, gestão de tesouraria, gestão do negócio internacional e cobertura de risco que melhor se adequam ao seu negócio.

 

[1] Fonte: IFAP
[2] Fonte: CAP