O BPI disponibiliza a Linha BPI/BEI Eficiência Energética de 50 milhões de euros para apoiar a transição energética das empresas portuguesas, sendo o único banco em Portugal a disponibilizar, em exclusivo, este instrumento financeiro que beneficia de uma garantia de 80% do BEI, ao abrigo do Programa LIFE – Programa para o Ambiente e Ação Climática da União Europeia.
Esta linha visa apoiar investimentos em eficiência energética localizados em Portugal, até 10 milhões de euros, com prazo até 20 anos, destinando-se a promotores da redução do consumo de energia e utilizadores de tecnologias que reúnam as condições definidas pelo BEI e cumpram a legislação europeia.
São elegíveis Empresários em Nome Individual, Empresas (exceto SGPS) e Entidades Públicas (desde que o financiamento seja efetuado através do modelo ESCO) dos mais diversos setores como indústria automóvel, farmacêutica, têxtil, extrativa, metalomecânica, agricultura e distribuição alimentar.
A elegibilidade das operações pode ser verificada previamente pelos Clientes ou fornecedores de soluções de eficiência energética, através de uma aplicação desenvolvida pelo BEI e pelo BPI. Esta aplicação, para além de efetuar o enquadramento prévio dos projetos de eficiência energética para financiamentos através desta linha:
- Avalia o potencial de poupança energética para diferentes projetos dos Clientes.
- Dá origem a um documento, em PDF, com o resultado da análise, em que é possível perceber se o projeto é enquadrável na linha, podendo o documento ser diretamente enviado por e-mail ou entregue no Balcão ou Centro de Empresas BPI.
O BPI tem uma experiência acumulada de mais de 40 anos a apoiar o desenvolvimento das empresas. Com uma abordagem de grande proximidade aos seus Clientes, detém equipas especializadas no acompanhamento e prestação de serviços financeiros sempre disponíveis para aconselhar e apoiar a sua empresa.
Para mais informações, contacte qualquer Balcão ou Centro de Empresas BPI ou consulte bancobpi.pt/empresas.
A presente informação tem natureza publicitária e não dispensa a consulta de informação pré-contratual e contratual legalmente exigida, não constituindo uma proposta contratual.
Contratação sujeita a aprovação prévia das entidades envolvidas e sujeita às condições definidas em função do perfil de risco para cada operação.