Na 5ª edição foram distinguidos 22 projectos, nas seguintes categorias:
Associações/Cooperativas
- Vencedor ex aequo: Cooperfrutas
Organização de produtores que conta com 96 produtores de pêra-rocha e maçã. Vencedora da categoria Associações e Cooperativas, pela excelência no apoio técnico, na produção e na internacionalização.
- Vencedor ex aequo: Frubaça
Desde 1992 tem assumido um papel extremamente importante na promoção, venda e comercialização das frutas de Alcobaça, sendo vencedora da categoria Associações e Cooperativas. Aposta em mercados internacionais variados nomeadamente Hong Kong, EUA, Dubai e Singapura.
- Menção Honrosa: Hortomelão
Uma das maiores organizações de produtores de melão, melancia e mais recentemente de abóbora, é distinguida com Menção Honrosa pela sua capacidade de valorização e colocação da produção nos mercados, com a marca Terras do Bairro.
Associação de produtores de Mirandela, com 1.200 sócios, distinguida com Menção Honrosa pelo Prémio Nacional de Agricultura pela aposta no melhoramento contínuo das culturas de olival, frutos secos e horticultura.
Empresas
- Vencedor: Casa Santos Lima (Companhia das Vinhas)
Vencedora da categoria Empresas, um exemplo de uma empresa familiar de engarrafamento e comercialização de vinhos portugueses, que exporta 90% da produção para 50 países, nos 5 continentes.
- Menção Honrosa | Agricultura e Agro-indústria: Indumape
Maior transformador de fruta portuguesa, com recolha a nível nacional, exportando cerca de 90% da sua produção. Está em projecto a produção de concentrado de Baga de Sabogeiro como produto inovador e exclusivo em Portugal. Na categoria Empresas, é a empresa distinguida com Menção Honrosa do sector agro-industrial.
- Menção Honrosa | Pecuária: Ninho da Carriça
Empresa familiar datada da década de 1970, responsável pela produção de cerca de 8 mil dúzias de ovos por dia, é distinguida com Menção Honrosa como empresa pecuária. Aproveita o excremento das aves para combustão e fertilizante orgânico para agricultura.
- Menção Honrosa | Floresta: Unimadeiras
Fundada em 1974, dedica-se à produção, comércio e exploração florestal sendo actualmente líder nacional no fornecimento de rolaria de eucalipto. O apoio à certificação florestal dos Clientes tem sido a prioridade de actuação. É distinguida com Menção Honrosa pelo Prémio Nacional de Agricultura.
Jovem Agricultor
- Vencedor: Catarina Gonçalves Martins
Catarina Martins, conhecida como a "Princesa do Vale da Vilariça", é a jovem agricultora vencedora. Um exemplo de empreendedorismo, produz fruta no Verão, hortícolas nos meses de Inverno e hortofrutícolas sazonalmente.
- Menção Honrosa: Hélio Jorge Batista
Novos Projectos
Novo projecto vencedor, a Frueat preencheu um nicho de mercado no segmento de produtos saudáveis. Contribui para a melhoria dos hábitos alimentares, desidratando e comercializando fruta (em particular a rejeitada pela distribuição), sem adição de açúcar.
Novo projecto da Póvoa de Varzim, a Gooday é um viveiro de plantas com 7.200m2 de área coberta, que se dedica à produção de uma diversificada gama de plantas hortícolas, flores e ervas aromáticas. Distinguida com Menção Honrosa pelo Prémio Nacional de Agricultura.
Inovação
- Vencedor "Grandes Empresas": Corticeira Amorim
Vencedora do prémio especialmente atribuído a Grandes Empresas inovadoras, é uma empresa centenária no ramo da cortiça, líder mundial na transformação da cortiça, que investe anualmente 7 milhões de euros em I&D.
- Vencedor "Empresas": Cerfundão
Organização de produtores de cereja na zona do Fundão, vencedora do prémio especial de inovação atribuído a PME, apoia os produtores desde a aquisição dos factores de produção à comercialização da fruta, com foco na qualidade e certificação dos produtores.
- Menção Honrosa: Aromáticas Vivas
Exemplo de inovação, esta empresa produz 5 milhões de plantas em modo biológico, com destaque para o Manjericão, que tem vindo a ser reconhecido em território nacional e internacional. Distinguida com Menção Honrosa pelo Prémio Nacional de Agricultura.
- Menção Honrosa: Santa Catarina – Indústria Conserveira
- Menção Honrosa: Madeira Wines
Produção Bio
- Vencedor ex aequo: Sá Morais Castro
A Sá Morais Castro vence a categoria especial Bio, pelas práticas distintivas na produção de amêndoa em regime biológico. Conta também com produção de olival.
- Vencedor ex aequo: Niepoort
Empresa fundada há 175 anos, dedica-se à produção de vinhos do porto e vinhos de mesa com mais de 62ha no Douro em agricultura biológica, vence prémio especial produção Bio.
Grandes Empresas
A Sogrape celebra o seu 75º aniversário, é uma empresa familiar que já vai na 3ª geração, que vende uma média de 2 garrafas de vinho por segundo. É a vencedora da categoria Grandes Empresas.
Personalidade
Produto Excelência
- Vencedor: Fruta Portuguesa