O Prémio Nacional de Turismo visa promover o que de melhor se faz em Portugal num setor que pesa 12,2% do PIB nacional [fonte INE; últimos dados oficiais disponíveis].
A 6.ª edição recebeu um total de 397 candidaturas de projetos turísticos de todo o país: 137 projetos dizem respeito a Turismo Autêntico, 97 a Turismo Gastronómico, 55 a Turismo Inovador, 29 a Turismo Inclusivo e 79 a Turismo Sustentável.
Foram também efetuadas mais de 30 nomeações para efeitos da categoria “Personalidade”.
A iniciativa, promovida pelo BPI e pelo Semanário Expresso, conta com o alto patrocínio do Ministério da Economia, o apoio institucional do Turismo de Portugal e com a Deloitte, como knowledge partner.
O processo de avaliação das candidaturas será assegurado pela Deloitte até ao final de setembro. No mês de outubro, serão realizadas as reuniões dos Comités, compostos pelos principais stakeholders do setor, que proporão um conjunto de finalistas ao Júri, que irá eleger os vencedores das 5 categorias a concurso, bem como do Prémio Personalidade. Os distinguidos serão conhecidos em novembro.
O BPI afirma-se como um parceiro para as empresas do setor do turismo:
- É, desde 2016, o patrocinador oficial da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a maior feira de turismo em Portugal
- É parceiro fundador do NEST – Centro de Inovação do Turismo
- Aderiu ao Programa Empresas Turismo 360, uma parceria promovida pelo Turismo de Portugal, que pretende mobilizar as empresas do setor a incorporarem indicadores ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) na sua gestão,
- Integra a plataforma Invest in Tourism, que se pretende constituir como dinamizador do investimento nacional, mas sobretudo estrangeiro, no setor turístico português.
O Banco apresenta soluções completas, competitivas e ajustadas a todas as fases dos projetos de Turismo, nomeadamente soluções de tesouraria e apoio ao investimento, incluindo linhas complementares a apoios públicos das quais se destacam:
Dispõe ainda de uma equipa de gestores dedicada ao setor do turismo, com conhecimento do mercado, dos modelos de atuação e principais desafios e oportunidades, e ainda de uma equipa de estruturação de operações disponível para apoiar os Clientes na avaliação, negociação e contratação de operações, com soluções tailor made.
No apoio à transição sustentável das empresas, o Banco promove conteúdos formativos e eventos para Clientes, em especial no âmbito do projeto “Acelerador de Sustentabilidade”, que este ano incluiu uma sessão personalizada e exclusiva sobre Turismo Regenerativo. Disponibiliza igualmente o Portal BPI Apoios Públicos, uma plataforma que agrega informação completa sobre incentivos públicos, nacionais e europeus, permitindo às empresas identificar oportunidades de candidatura a programas como o PRR, PT2030, PEPAC, Fundo Inovação e Horizonte Europa.
BPI. Banco para o Turismo.
Para mais informações, contacte qualquer Balcão ou Centro de Empresas BPI ou consulte bancobpi.pt/empresas.