- A concurso estiveram 768 projetos de todo o país nas categorias de Turismo Autêntico, Turismo Gastronómico, Turismo Inclusivo, Turismo Inovador e Turismo Sustentável.
- Por decisão do júri foi atribuído o Prémio Personalidade a Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal entre 2016 e junho deste ano.
Já são conhecidos os vencedores da 5ª edição do Prémio Nacional de Turismo (PNT 2023), uma parceria entre o BPI e o semanário Expresso. A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença dos principais protagonistas do setor do Turismo, membros dos Comités e do Júri da iniciativa. A edição deste ano recebeu 768 candidaturas de projetos nacionais apostados em promover um turismo autêntico, sustentável e inclusivo.
Por decisão do júri foi atribuído o Prémio Personalidade a Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal entre 2016 e junho deste ano. O homenageado tem um longo percurso na promoção do turismo nacional. Foi também Presidente da ETC – European Travel Commission e Presidente do NEST – Centro de Inovação Turística em Portugal. Anteriormente, foi membro do Conselho de Administração do Grupo Pestana e Vice-Presidente na América do Sul. Entre 2005 e 2007, foi Chefe do Gabinete do Secretário de Estado do Turismo no XVII Governo Constitucional.
Nas cinco categorias a concurso, o Júri decidiu reconhecer as seguintes empresas e iniciativas:
TURISMO AUTÊNTICO
Vencedores:
• Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel - Hotel de 5 estrelas com 91 quartos e suítes, localizado no Claustro do Rachadouro, parte integrante do Mosteiro de Alcobaça, Património Mundial da UNESCO.
• AgitÁgueda Art Festival - Festival que decorre em Águeda no mês de julho e que contribui para a revitalização e aproveitamento sustentável dos espaços públicos, através da promoção de concertos, instalações de arte urbana, performances, atividades de lazer e desportivas e turismo de natureza.
TURISMO GASTRONÓMICO
Vencedor:
• RAZÃO Restaurante por Octávio Freitas - Restaurante integrado num projeto de agroturismo (Socalco Nature Calheta), na ilha da Madeira. Conta com a presença de um chef residente, ao qual se junta o chef Octávio Freitas (uma vez por semana). Mote de “saberes e sabores locais”, onde os chefs preparam ingredientes de horta própria ou de produtores locais.
TURISMO INCLUSIVO
Vencedor:
• Único - Um projeto Este Oeste e Semear. Restaurante localizado no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, que visa a integração no mercado de trabalho de pessoas com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento (DID). Com uma carta assinada pelo chef Diogo Coimbra, o projeto conta com uma forte integração com as atividades da associação BIPP-Semear, utilizando ingredientes biológicos da sua horta social e contratando colaboradores formados pela Academia Semear.
TURISMO INOVADOR
Vencedor:
• Ultra Blue Island® by Azores Trail Run®. Evento anual de trail running realizado na ilha do Faial, nos Açores. Acessível a todo o tipo de pessoas, desde atletas experientes e profissionais, até aos iniciantes na prática do trail, ou mesmo aqueles que, não sendo atletas, procuram uma vida mais saudável e ativa.
TURISMO SUSTENTÁVEL
Vencedores:
• AQUA+® Hotéis “Água na medida certa”. Projeto da ADENE assente numa perspetiva infraestrutural que permite otimizar o uso da água sem depender necessariamente dos comportamentos dos hóspedes. O sistema AQUA+® Hotéis permite a avaliação e classificação do uso (interior e exterior) da água nos edifícios, comparando com outras unidades equivalentes e identificando oportunidades de melhoria e de poupança.
• Boom Festival 2022. Festival bienal independente de arte, cultura e música, realizado em Idanha-a-Nova. Criação de uma experiência multidimensional que integra música, artes visuais, performances, teatros, cinema, workshops, palestras e instalações artísticas, com foco na expressão criativa, consciência ambiental e sustentabilidade.
PNT 2023 recebeu 768 candidaturas
O PNT é uma iniciativa do BPI e do semanário Expresso, que tem como objetivo premiar as empresas portuguesas que se distingam como casos de sucesso no setor do turismo. A iniciativa anual conta com o alto patrocínio do Ministério da Economia e do Mar, o apoio institucional do Turismo de Portugal, IP, e o apoio da Deloitte, como knowledge partner.
O PNT 2023 recebeu 768 candidaturas e nomeações de empresas turísticas de todo o país. Deste total, 247 dizem respeito a Turismo Autêntico, 236 a Turismo Gastronómico, 112 a Turismo Sustentável, 108 a Turismo Inovador e 65 a Turismo Inclusivo.
A qualidade das candidaturas foi avaliada por Comités Técnicos e por um Júri, constituído por representantes de diferentes quadrantes da sociedade portuguesa e principais players do setor. Qualidade e inovação da oferta, satisfação do cliente, qualificação ambiental, performance operacional e contributo para o desenvolvimento turístico foram alguns dos critérios considerados para essa avaliação e eleição dos vencedores.
O BPI apoia as empresas do setor do Turismo
O BPI afirma-se como um parceiro para as empresas do setor do turismo. É, desde 2016, o patrocinador oficial da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a maior feira de turismo em Portugal, é parceiro fundador do NEST – Centro de Inovação do Turismo, aderente ao Programa Empresas Turismo 360, uma parceria promovida pelo Turismo de Portugal, que pretende mobilizar as empresas do setor a incorporarem indicadores ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) na sua gestão, e integra a plataforma Invest in Tourism, que se pretende constituir como dinamizador do investimento nacional, mas sobretudo estrangeiro, no setor turístico português.
Com o objetivo de dar resposta a necessidades específicas de Clientes, o Banco dispõe de soluções completas e competitivas para ajudar as empresas a enfrentar os grandes desafios do presente e do futuro e dispõe de uma equipa dedicada de especialistas que tem como foco, entre outros, a estruturação de financiamentos do setor, na promoção de um turismo inteligente e sustentável.