A Linha BPI ESG Empresas surgiu em resposta às exigências da transição sustentável das empresas tendo sido, recentemente, adicionadas a nova vertente de financiamento “Empresas com Características Sustentáveis” e a possibilidade de usufruir das garantias FEI ou BEI.
Desta forma, o financiamento passa a assentar em três vertentes:
- Investimento ESG – investimentos para a transição sustentável das empresas em áreas como a energia renovável, a eficiência energética, a mobilidade de zero/baixas emissões e acessibilidade social.
- Empresas com Características Sustentáveis - a finalidade pode ser outro tipo de investimentos e/ou fundo de maneio, desde que a sua empresa demonstre, por exemplo, ter-lhe sido atribuído prémio de Tecnologia Limpa, Rótulo Ecológico ou apresentar um modelo de negócio sustentável.
- Compromissos para a Transição Sustentável – subscrição de pelo menos um indicador de desempenho assente num dos pilares ESG (ambiental, social ou governação), através do qual a empresa compromete-se a atingir até ao fim do financiamento.
As operações ao abrigo desta linha poderão beneficiar de uma garantia FEI (70%) ou garantia BEI (80%) para uma parte muito considerável destas finalidades, permitindo desta forma usufruir de condições financeiras mais favoráveis, desde que, adicionalmente cumpram com as condições de elegibilidade da Linha BPI/FEI InvestEU ou Linha BPI/BEI Eficiência Energética, respetivamente.
De destacar ainda que na vertente “Investimento ESG” a sua empresa poderá beneficiar das condições exclusivas do Protocolo Galp Solar: uma parceria entre o BPI e a Galp Solar criada com o objetivo de disponibilizar soluções de financiamento para o fornecimento e instalação de sistemas de painéis fotovoltaicos chave-na-mão destinados à produção de energia elétrica para autoconsumo. Esta solução tem isenção das principais comissões bancárias e a definição de spreads máximos competitivos.
Para mais informações, contacte qualquer Balcão ou Centro de Empresas BPI ou consulte bancobpi.pt/empresas.
A presente informação tem natureza publicitária e não dispensa a consulta de informação pré-contratual e contratual legalmente exigida, não constituindo uma proposta contratual.
Contratação sujeita a aprovação prévia das entidades envolvidas e sujeita às condições definidas em função do perfil de risco para cada operação.