Portugal destacou-se como o país da União Europeia que registou o maior aumento do volume da produção agrícola em 2023, segundo dados publicados pelo Eurostat.
Com 12,22 mil milhões de euros produzidos, mais 14% face ao ano anterior, Portugal escapou à quebra registada na União Europeia (- 1,5%).
Este marco é o resultado de trabalho árduo e resiliência dos agricultores portugueses, mas também o reflexo de uma estratégia de investimento em inovação e tecnologia que tem vindo a impulsionar o setor para novos patamares.
Parabéns a todos os agricultores de Portugal por esta conquista!
O BPI reafirma o seu compromisso com o setor agrícola e acredita que, com o parceiro certo, os agricultores portugueses continuarão a crescer de forma sustentável cada vez mais preparados para os desafios do futuro.
A agricultura é um segmento prioritário e estratégico para o BPI há vários anos. Desde 2012 que o BPI prossegue uma estratégia de especialização do setor, contando atualmente com uma equipa dedicada à estruturação de operações e à dinamização do negócio, presentes em todo o território nacional.
O BPI disponibiliza aos seus Clientes uma oferta diversificada, organizada para dar a resposta mais adequada de acordo com o contexto, as características de cada empresa e a exigência dos temas, nomeadamente para apoiar a transição sustentável das empresas.
O BPI está presente em diversas iniciativas para as empresas:
- Acelerador de Sustentabilidade, uma iniciativa em parceria com o jornal Expresso, que tem atravessado o país e que visa a partilha de experiências entre empresas no âmbito da sustentabilidade. Este ano, por exemplo, Beja será palco de debate sobre “o desafio da Água na Agricultura”
- Eventos que promovem o diálogo entre todos os stakeholders, potenciando a partilha de conhecimento e boas práticas, como é caso do Fórum “O Futuro da Água”, iniciativa que reuniu, na Fundação Champalimaud, especialistas, ex-governantes, autarcas e empresas para debater o futuro da água
- O Prémio Nacional da Agricultura, uma iniciativa conjunta do BPI e da Medialivre, que tem como objetivo dar visibilidade ao que de melhor se faz em Portugal no setor Agrícola, tendo ocorrido este ano a sua 13ª edição e que distingue anualmente inúmeros projetos e personalidades do setor
- O BPI patrocina ainda as principais feiras agrícolas realizadas em Portugal, nomeadamente a Feira Nacional de Agricultura (este ano dedicada à Pecuária Extensiva) e a Ovibeja, feira organizada pela Associação de Agricultores do Sul (Acos).
No que respeita ao crédito ao setor, o BPI lidera na colocação da Linha IFAP Curto Prazo, com uma quota de 68,32% do montante total de crédito enquadrado (Fonte: Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, entre 1 de janeiro e 30 de setembro de 2024).
A linha destina-se a financiar os custos com as campanhas agrícolas – preparação dos terrenos, sementeiras, regas, colheitas, alimentação dos animais, entre outros – e beneficia de bonificação de 20% dos juros, atribuída pelo IFAP, e de prazos adequados ao ciclo de cultura/produção agrícola, silvícola e pecuária. Também no montante total de adiantamentos de apoios à exploração concedidos pelo IFAP e validados pela CAP, o BPI lidera com uma quota de 62% (Fonte: Confederação dos Agricultores de Portugal; outubro 2024).
Parabéns aos agricultores de Portugal por este resultado histórico. Podem contar com o BPI para continuar a crescer!
BPI. Banco para as Empresas.