- Solução de AI com tecnologia da AgentifAI, permite pagamentos ativados por voz e venceu a categoria de Best Use of Tech in Consumer Payments.
O BPI foi distinguido com o prémio de “Best Use of Tech in Consumer Payments” nos Pay Tech Awards 2023, organizados pela Fintech Futures. A solução premiada foi o Assistente Virtual (AV) do BPI, que tem por base tecnologia de Inteligência Artificial (IA) desenvolvida pela AgentifAI.
O AV é uma solução inovadora de atendimento nas linhas de apoio telefónico (Cartões e BPI Direto), que permite efetuar pagamentos ativados por voz, ativar cartões de débito e crédito, consultar saldos de conta, obter informações sobre o extrato do cartão de crédito, fazer transferências, entre outros serviços, através de uma simples chamada telefónica. A solução melhora significativamente a experiência self-service dos clientes do BPI, potenciando a capacidade de serviço deste canal de comunicação entre o banco e o Cliente e estando disponível 24X7.
A solução desenvolvida pelo BPI e a AgentifAI permite manter uma conversa natural e humanizada em processos de atendimento ao cliente, de forma completamente autónoma, através do uso de técnicas avançadas de processamento de linguagem natural, desenho de experiência conversacional e tecnologias de Inteligência Artificial.
Sérgio Miguel Santos, diretor executivo da Banca Digital do BPI, destaca que a assistente virtual do BPI é um serviço inovador que oferece ao cliente uma forma muito simples e eficiente de efetuar pagamentos, transferências e outras operações. "Acreditamos que os pagamentos ativados por voz, com o apoio de tecnologias de Inteligência Artificial são um grande passo em frente na experiência de pagamento dos consumidores e estamos muito satisfeitos com este reconhecimento internacional”.
Rui Lopes, CEO da AgentifAI, destaca o contributo da empresa para o desenvolvimento da Inteligência Artificial em Portugal referindo que “a AgentifAI é a única empresa portuguesa, e uma das poucas no mundo, a disponibilizar assistentes digitais em canal telefónico expostas ao consumidor final, em indústrias reguladas, que realmente funcionam com uma boa experiência e que trazem valor acrescentado às empresas e aos consumidores. A distinção nos Paytech Awards é o quinto prémio internacional ganho por soluções suportadas pela tecnologia da Agentifai e demonstra que a tecnologia desenvolvida em Portugal tem alta qualidade e relevância internacional, colocando-nos, juntamente com os nossos clientes, na vanguarda do setor”.
Os PayTech Awards são organizados pela Fintech Futures, da Informa Connect, com o objetivo de reconhecer a excelência e a inovação no uso de tecnologias de informação nos setores bancário e financeiro em todo o mundo, bem como as entidades que as desenvolvem.
Este prémio é da exclusiva responsabilidade da entidade que o atribuiu.
Sobre o BPI
O BPI está centrado na atividade de banca comercial em Portugal, disponibilizando uma extensa oferta de serviços e produtos financeiros para Clientes empresariais, institucionais e particulares. O BPI faz parte do Grupo CaixaBank, líder de banca de retalho em Espanha, que, a partir do final de 2018, passou a deter a totalidade do capital do Banco português. O BPI é a quarta maior instituição financeira a operar em Portugal em termos de Volume de Negócios (Crédito, Garantias e Recursos Totais de Clientes).
Sobre a AgentifAI:
A AgentifAI é uma empresa tecnológica portuguesa nascida em 2016 que desenvolve soluções de Assistentes Digitais assentes em Inteligência Artificial. A missão da AgentifAI é causar um impacto positivo na vida das pessoas, através de tecnologia que permite resolver tarefas do dia a dia usando uma comunicação eficiente, inclusiva e humanizada.