O BPI é o primeiro Banco português a aceder ao “InnovFin Garantia para as Empresas de Média Capitalização” destinado a PME e empresas de média capitalização.
O BPI e o Banco Europeu de Investimento (BEI) deram novos passos no sentido de estreitar a sua cooperação com vista ao financiamento da inovação em Portugal, tendo sido concedido ao BPI uma garantia para cobrir parcialmente o risco de crédito de uma carteira de 300 milhões de euros de novos empréstimos para projectos de inovação a concretizar por empresas portuguesas.
O acordo é apoiado pelo instrumento financeiro InnovFin MidCap Guarantee integrado no Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da União Europeia. O objectivo desta iniciativa é facilitar o acesso de empresas inovadoras ao financiamento, disponibilizando uma garantia financeira parcial aos intermediários financeiros parceiros do BEI.
A garantia InnovFin vai assim contribuir para a criação de emprego, já que as PME e mid-caps são veículos fundamentais para o crescimento económico do país. Este acordo permitirá ao BPI financiar uma nova carteira de pequenas e médias empresas inovadoras (com menos de 3000 trabalhadores).
O BEI estima que cerca de 80% dos investimentos financiados serão concretizados em regiões de coesão em Portugal.
A relação do BEI com o BPI iniciou-se em 1985 pouco após a criação da instituição financeira em 1983. As duas instituições celebraram nos últimos anos numerosos acordos de financiamento para apoiar diferentes sectores da economia, incluindo empresas do sector agrícola e agro-alimentar e projectos na área da eficiência energética, a última no âmbito de uma iniciativa de investimento apoiada pela União Europeia (PF4EE). Em Julho passado, o BEI concedeu um empréstimo de 100 milhões de euros ao BPI especificamente dedicado ao financiamento, em condições vantajosas, de projectos de empresas portuguesas de pequena e média dimensão (até 3.000 empregados).
Pablo Forero, CEO do Banco BPI afirmou: “Esta operação é um novo marco na relação entre o BPI e o BEI. No seguimento do concurso público lançado pelo BEI no âmbito do programa Horizonte 2020 promovido pela Comissão Europeia, estamos muito satisfeitos por termos sido seleccionados como o primeiro intermediário financeiro em Portugal a participar numa operação de partilha de risco com o BEI, numa base pari passu. O acordo vai permitir reforçar a concessão de crédito de médio e longo prazo dirigido a investimentos realizados pelas PME e mid-caps inovadoras líderes em Portugal, uma das principais prioridades de negócio partilhadas por ambas as instituições financeiras”.
Para mais informações, contacte qualquer Balcão ou Centro de Empresas BPI ou consulte bancobpi.pt/empresas.