No âmbito do protocolo de cooperação com a PortugalFoods, o BPI tem realizado várias iniciativas no sentido de:
- alavancar o apoio prestado às empresas portuguesas do setor agroalimentar, no âmbito da presença em Missões ou Feiras Internacionais;
- inclusão de soluções para projetos de investigação e internacionalização (constantes nas medidas do Portugal 2020/Horizonte 2020);
- partilhar de experiências e conhecimento entre o BPI e os associados da PortugalFoods.
Com o objetivo de reforçar a aposta no apoio à inovação e na internacionalização de empresas agroalimentares, o BPI, o Banco para a Agricultura, dá-lhe a conhecer a atualidade do setor, com destaque para a partilha de experiências e casos de sucesso em Portugal e no exterior.
Tendências na Recolha da Opinião dos Consumidores
- Missão Inversa: Cencosud Chile esteve em Portugal, um retalhista presente em 5 países da América Latina que procura novos fornecedores para os supermercados no Chile;
- Novas tendências: cada vez mais as marcas apostam na recolha de opiniões e em testar os seus produtos em ambientes reais, integrando-os no dia a dia dos consumidores.
Projeto para a Internacionalização
Das empresas agroalimentares portuguesas, foram realizadas várias ações:
- HUB: casos de sucesso de produtos nacionais;
- Missões inversas: importadores da Letónia, Suécia e Roménia conheceram os produtos portugueses;
- H2020: sessão de capacitação sobre as oportunidade de financiamento.
Prémio Ecotrophelia 2017
Das 11 equipas em concurso foram distinguidas:
- 1º lugar: Vianenses (produto Salamar), que vão representar Portugal na finalíssima europeia;
- 2º lugar: Toal Team;
- 3º lugar: Alpha Roba.
PortugalFoods na Foodex Japão 2017
Participação de 8 empresas nacionais numa das maiores e mais importantes feiras do mercado asiático. Destaque ainda para:
- plataforma The Foundry do Grupo Unilever;
- Allen’s lança novo produto a partir da escolha dos consumidores;
- Jimini’s produz snacks gourmet tendo como base insetos.
Embaixador do Prémio Ecotrophelia 2017
O Presidente da Assembleia Geral da Portugal Foods acredita que esta é uma oportunidade para os estudantes colocarem em prática os seus conhecimentos e para as empresas captarem novos talentos. Apresenta como principais vantagens do prémio aliar conhecimento e iniciativa, captar talento e capacidade de inovação.
Top 10 Trends 2017
Foram apresentadas as dez tendências que marcam o setor Agro alimentar em 2017, entre as quais: o balanço dos açúcares; a orquestra gastronómica; a sofisticação artesanal; do brinquedo à colher de pau; as sementes da mudança; e a redução do consumo de proteína animal.
António Paraíso foi um dos oradores convidados, apresentado o luxo como novo conceito do setor agroalimentar.
Portuguese Agrofood Cluster
A PortugalFoods, líder do Portuguese Agrofood Cluster, recebeu o reconhecimento público por parte do Governo, enquanto cluster representativo do setor agroalimentar.
Este cluster, que permitirá aumentar o volume de negócios das empresas associadas e aumentar as exportações nacionais, atuará com base em quatro pilares: internacionalização; investigação; desenvolvimento tecnológico; e inovação.
Prémio Ecotrophelia Portugal 2017
PortugalFoods e FIPA lançam Prémio Ecotrophelia Portugal 2017, uma iniciativa que premeia alunos universitários do setor agroalimentar, valorizando critérios como:
- potencial comercial;
- reprodutibilidade industrial;
- propriedades nutricionais e organoléticas (sabor, cor, aroma e textura).
Projeto de Internacionalização 2015-2016
Na 1ª edição de 2017, apresenta-se o balanço do Projeto Conjunto de Internacionalização da PortugalFoods 2015-2016, que permitiu levar as empresas portuguesas aos 4 cantos do mundo:
- aumento do número de ações realizadas;
- aumento do empresas e de participantes.
Casos de Sucesso na América Latina
Edição dedicada ao mercado da América Latina, destacando-se:
- PortugalFoods promove Fórum Aliança Pacífico;
- Carrefour mais sustentável (Brasil);
- Postobón apresenta garrafas ecológicas (Colômbia);
- Coca-Cola está a reutilizar água da produção (Colômbia).
Ano 2016 em revista
Na última edição, a PortugalFoods escolhe os melhores momentos do ano 2016, marcado por vários desafios, sucessos e pela aposta clara na inovação e no desenvolvimento tecnológico.
Empresas portuguesas em Paris e em Seul
A PortugalFoods promoveu:
- a participação de 9 empresas agroalimentares portuguesas na Wabel Grocery Summit, em Paris, onde reuniram com compradores de Private Label;
- uma ação promocional na Coreia do Sul (Seul), onde participaram 5 empresas portuguesas que tiveram a oportunidade de conhecer melhor este mercado.
América do Norte em destaque nesta edição
- a 2ª edição Fórum América do Norte, dedicada em exclusivo ao Canadá, reunindo 16 empresas portuguesas com um importador canadiano, a Gentro Foods Inc.;
- a Amazon, nos Estados Unidos, continua a inovar e vai abrir mercearias online com diferentes modalidades.
Fórum Missões Inversas: Brasil, EAU e Japão
PortugalFoods reúne, no fórum Missões Inversas, potenciais importadores para conhecer os produtos nacionais.
Nesta edição é ainda destacada, entre outros temas:
- a alteração da regulamentação para utilização de stevia (para redução do teor de açúcar);
- a presença daPortugalFoods na 1ª edição da So Food So Good.
PortugalFoods na SIAL Paris
Participação de 58 empresas portuguesas na SIAL Paris, a maior feira internacional do setor agroalimentar.
Nesta edição é ainda referida a tendência das empresas de retalho para recorrer a start-ups inovadoras, acedendo a tecnologia mais ágil, rentável e flexível.
Fórum Cuba reúne em Portugal
Fórum Cuba traz a Portugal players cubanos para potenciar as exportações para este mercado. Nesta edição destaca-se também:
- o avanço no campo do olfato poder ser a chave para comida mais saudável;
- a proteína é uma aposta de produtores e consumidores.
Inovação e Novas Abordagens
Edição com os seguintes temas em destaque:
- paternidade na nova campanha da General Mills (Marketing);
- restrições à publicidade de alimentos e bebidas ricas em cafeína (Coreia do Sul);
- redução de açúcar nos produtos Albert Heijn (Holanda);
- supermercado GoodAfter combate desperdício (Portugal).