A Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (Nova SBE) lançou um programa de gestão para PME – Nova SBE VOICE Leadership –, que conta com Alto Patrocínio da Presidência da República, com o objetivo de mobilizar um ecossistema de parceiros-chave para apoiar a modernização e competitividade das PME Portuguesas, que se prevê venha a abranger cerca de 5 mil PME.
Evento de lançamento
No dia 25 de outubro, no evento de lançamento, estiveram reunidos empresários, especialistas do setor, académicos e decisores.
O BPI esteve representado por Pedro Barreto, Administrador Executivo do BPI e Cristina Casalinho, Diretora Executiva de Sustentabilidade. Esteve ainda José Pena do Amaral, Membro do Conselho da Fundação “la Caixa” em Portugal.
O painel de formadores do programa foi além dos professores e investigadores da Nova SBE, integrando ainda um Programa de Certificação de Mentoria, direcionado a gestores e líderes que pretendam colocar ao serviço a sua experiência profissional ou pessoal.
Através de um programa de formação único, alavancado por ferramentas e rotinas essenciais para ultrapassar os desafios de crescimento, esta iniciativa será complementada pela maior plataforma de mentoria especializada a nível nacional e incluirá eventos desenhados para promoção da internacionalização e modernização das empresas.
O programa de formação intensivo, apoiado pela Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI, é direcionado para os gestores das Pequenas e Médias Empresas e abrange temas como crescimento e internacionalização, gestão sustentável do negócio, gestão de pessoas, gestão de Clientes e operações, transformação digital e inovação para a competitividade.
O projeto arranca oficialmente em abril de 2024, consiste numa formação intensiva de 18 meses, num total de 80 horas de formação, onde serão disponibilizados conteúdos, material de suporte à gestão e o apoio de mais 100 formadores e 200 mentores especializados em áreas críticas para o crescimento e internacionalização.
Durante toda a iniciativa será desenvolvido um Estudo de Impacto do programa através da parametrização e avaliação do mesmo nas empresas, estudando o seu crescimento em diferentes vertentes como as exportações, volume de faturação, crescimento das equipas, internacionalização, entre outros indicadores de análise.
Em dois anos, a Nova SBE quer impactar positivamente a economia nacional, contribuindo para um crescimento de 2% do PIB até 2026.
As candidaturas já estão abertas para as PME interessadas e decorrem até 31 de dezembro no site da iniciativa.
As pequenas e médias empresas (PME) enfrentam vários obstáculos na transição para a sustentabilidade: acesso limitado à informação, falta de conhecimentos e competências, regulamentação complexa e restrições financeiras.
Assim, para além do programa de formação e mentoria, vai ainda ser implementado um “Programa de Eficiência Energética e de Crédito” que visa proporcionar consultoria e certificação de projetos às PME no âmbito da eficiência energética, oferecendo financiamento para a concretização dos investimentos necessários. Trata-se de uma experiência realizada com uma amostra representativa de PME portuguesas, na qual será avaliado se um melhor fornecimento de informação, formação prática e consultoria, bem como um melhor acesso ao crédito, podem melhorar a eficiência energética e reduzir as emissões de carbono. A expetativa é que estas intervenções (individualmente ou em conjunto) aumentem o interesse das empresas por tecnologias mais ecológicas e, subsequentemente, alterem o seu comportamento de investimento para essas tecnologias.
O projeto inclui, para além da divulgação de conhecimentos gerais sobre a transição verde e a otimização energética, sessões de formação em sala de aula, proporcionando aos gestores das PME a interação e a troca de ideias. Adicionalmente, será oferecida às empresas uma auditoria energética individualizada e aconselhamento personalizado sobre estratégias de transição ecológica, por uma empresa de consultoria especializada.
Após a conclusão do programa de eficiência energética, algumas empresas serão selecionadas aleatoriamente para receber uma linha de crédito dedicada. A linha de crédito, que será disponibilizada pelo BPI, permitirá apoiar as empresas através do financiamento dos seus investimentos planeados para a transição ecológica. As empresas selecionadas podem optar por não participar e escolher outros bancos.
O BPI tem tido um papel muito ativo no desenvolvimento de projetos de apoio às PME:
- Lançou uma “social research” call através da Fundação “la Caixa”, que gerou um programa de formação para 350 PME.
- Enquanto impulsionador das melhores práticas de governação nas empresas, integrou o grupo de trabalho da Associação Business Roundtable Portugal que desenvolveu o projeto “Metamorfose”, um programa integrado de Governance para acelerar o crescimento e a competitividade das PME.
- Promove diversas iniciativas ao nível da Sustentabilidade, com o objetivo de ajudar, essencialmente as Pequenas Empresas, nos novos desafios que enfrentam nos próximos anos, nomeadamente a Academia do Acelerador de Sustentabilidade do BPI.
- Apoia o projeto “Acelerar a Transição Verde”, acima referido.
- Disponibiliza de forma gratuita o portal BPI Apoios Públicos, uma ferramenta simples e de utilização intuitiva, que permite uma pesquisa customizada e o recebimento de alertas na data de disponibilização de novos avisos, adaptados às necessidades das empresas.
- Disponibiliza várias linhas de financiamento para apoiar a transição das empresas. Destaque para a Linha BPI ESG Empresas, uma solução exclusiva para PME, abrangente e flexível, com garantia FEI ou BEI.
BPI. Banco para as Empresas.