- BPI e a Fundação "la Caixa" lançam a 5ª edição do Prémio Infância. O objetivo é apoiar projetos destinados a romper o círculo da pobreza, valorizando a infância e a adolescência e reconhecendo a família como eixo da ação socioeducativa.
- O valor do Prémio Infância é de 1,3 milhões de euros e podem candidatar-se todas as instituições privadas sem fins lucrativos que apresentem projetos sólidos e inovadores nesta área.
- Criado em 2019, o Prémio Infância já distinguiu 116 projetos que beneficiaram mais de 26.000 crianças e adolescentes.
- Este ano, os quatro Prémios BPI Fundação ”la Caixa” – Capacitar, Solidário, Seniores e Infância - têm uma dotação global de 4,6 milhões de euros para apoiar quem mais precisa.
Estão abertas as candidaturas para a 5ª edição do Prémio Infância. Promovido pelo BPI e a Fundação "la Caixa", o prémio tem como finalidade apoiar projetos de inclusão social que visem quebrar o ciclo de pobreza, facilitar o desenvolvimento e a valorização da infância e da adolescência, e reconhecer a família como eixo de ação socioeducativa.
A dotação global do Prémio Infância é de 1,3 milhões de euros. Podem candidatar-se todas as instituições privadas sem fins lucrativos que apresentem respostas sociais devidamente estruturadas nas seguintes áreas: desenvolvimento social e educativo da infância e da adolescência, favorecendo a igualdade de oportunidades; apoio à primeira infância, incluindo o desenvolvimento de competências parentais; e apoio sociossanitário e psicossocial a crianças em situação de doença.
As instituições privadas sem fins lucrativos podem apresentar as suas candidaturas até 24 de maio de 2023. Para apoiar as entidades no processo de candidatura, o BPI e a Fundação ”la Caixa” irão realizar uma sessão de esclarecimento online dia 3 de maio às 15h. Todas as informações estão disponíveis nos sites do BPI e da Fundação ”la Caixa”.
Todas as candidaturas que cumpram os requisitos do Regulamento são objeto de avaliação técnica e, posteriormente, as mais pontuadas são submetidas a exame complementar por um grupo de mais de 6 dezenas de avaliadores colaboradores e reformados do BPI, em regime de voluntariado. A seleção final dos projetos é realizada por um júri que analisa as candidaturas e faz uma avaliação criteriosa dos projetos e das linhas de ação estabelecidas.
No ano passado, o Prémio Infância distribuiu 1,3 milhões de euros para a implementação de 34 projetos, que estão a contribuir para melhorar a vida de cerca de 9.500 beneficiários. Desde o lançamento em 2019 até 2022, no total das 4 edições, foram premiados 116 projetos no valor de 3,6 milhões de euros, beneficiando mais de 26.000 crianças e jovens.