LUCRO CONSOLIDADO DE €85 MILHÕES
RESULTADO LÍQUIDO EM PORTUGAL DE €73 MILHÕES
APOIO ÀS FAMÍLIAS E EMPRESAS:
• Carteira de Crédito aumenta 1 Bi.€ yoy (+4%).
• Carteira de crédito à habitação aumenta 6% yoy. Quota de mercado na carteira de crédito habitação sobe para 13.9%. Quota na contratação de 16.8%.
• Carteira de crédito a empresas aumenta 1% yoy.
SOLIDEZ FINANCEIRA E BAIXO RISCO:
• Rácio NPE de 1.6%. Cobertura de NPE por imparidades e colaterais de 156%.
• Rácios de capital: CET1 de 14.3% e capital total de 18.3%.
PROVEITOS IMPULSIONAM RESULTADOS
• Lucro de 73 M.€ (+164% yoy) em Portugal.
• Lucro consolidado de 85 M.€ (+75% yoy).
FINANCIAMENTO SUSTENTÁVEL
• 285 M.€ de emissões ESG no 1º trimestre 2023.
ABERTURA DO MAIOR ESPAÇO COMERCIAL BANCÁRIO DO PAÍS: BPI ALL IN ONE
• 2.300 metros quadrados-espaço comercial no Edifício Monumental em Lisboa.
• Horário alargado das 08h30m até às 17h30m.
• 100 colaboradores.
RESULTADOS E ATIVIDADE COMERCIAL
O BPI obteve um resultado consolidado de 85 M.€ no primeiro trimestre de 2023, o que representa uma subida de 75% em comparação com os 49 M.€ registados no período homólogo do ano anterior. A atividade em Portugal contribuiu com 73 M.€, o que corresponde a um aumento de 164% relativamente ao primeiro trimestre de 2022 (28 M.€).
As participações no BFA e BCI tiveram um contributo de 1 M.€ e 11 M.€ para o resultado consolidado, respetivamente.
O BPI registou um crescimento homólogo de 4% no crédito, enquanto os depósitos de Clientes diminuíram 4%. Os proveitos da atividade comercial cresceram 50% o que, a par com um aumento de 11% dos custos e um custo do risco de 0.20%, se traduziu numa melhoria da rentabilidade dos capitais próprios tangíveis recorrentes em Portugal para 9.5% (+3.8 p.p. nos últimos 12 meses).
João Pedro Oliveira e Costa, Presidente Executivo do BPI, salientou: “O primeiro trimestre ficou marcado por um comportamento da economia mais positivo do que se antecipava, o que nos permitiu manter um forte dinamismo comercial e melhorar a rentabilidade. O Banco manteve o apoio às famílias e empresas, como fica demonstrado pelo crescimento do crédito e continuou a investir para dar resposta às novas necessidades dos Clientes. Abrimos recentemente o maior espaço comercial bancário do país, o BPI All in One Lisboa, que conjuga um atendimento personalizado com o uso das mais recentes tecnologias para melhorar a experiência do Cliente. Estes resultados representam uma fotografia deste momento, mas teremos de continuar a olhar com prudência, e com confiança, para o que será o filme de todo o ano”.
APOIO ÀS FAMÍLIAS E EMPRESAS
Carteira de crédito cresceu 4%. Quota na contratação de crédito habitação de 16.8%
A carteira total de crédito a clientes (bruto) aumentou 4% yoy, para 29.2 Bi.€, o que corresponde a um incremento de 1 Bi.€ yoy. A quota de mercado em crédito aumentou 30 bps, em termos homólogos, para 11.5% em fevereiro de 2023.
A carteira de crédito à habitação aumentou 6% yoy, para 14.3 Bi.€. A contratação de crédito hipotecário diminui 20% face ao período homólogo, alcançando cerca de 0.6 Bi.€ no trimestre em análise.
O BPI atingiu uma quota de mercado de 16.8% na contratação acumulada até fevereiro de 2023, e a quota de mercado de crédito hipotecário em carteira ascendeu a 13.9% em fevereiro, o que representa um aumento de 70 bps yoy.
A carteira de crédito a empresas cresceu 1% yoy para 10.9 Bi.€. A quota de mercado no crédito a empresas é de 10.9% (+10 bps yoy).
Refira-se que, em março, o BPI e o Fundo de Investimento Europeu (FEI) assinaram um acordo que prevê a mobilização de até 155 milhões de euros em linhas de crédito para melhorar o acesso ao financiamento de empresas portuguesas de pequena e média dimensão (PME). O acordo é apoiado pelo programa da União Europeia, InvestEU, e pretende alavancar os investimentos em setores culturais e criativos, inovação e digitalização e sustentabilidade.
Depósitos diminuíram 4%
Os depósitos de Clientes diminuíram 4% yoy, para 28.4 Bi.€ e a quota de mercado nos depósitos situou-se em 10.6% em fevereiro 2023, -30 bps na comparação homóloga.
Os recursos fora do balanço (fundos de investimento, seguros de capitalização e outros) situaram-se em 10 Bi.€ (-10% yoy), influenciados pela evolução desfavorável dos mercados de capitais.
Os recursos totais de clientes diminuíram 6% yoy (-2.3 Bi.€) , totalizando 38.4 Bi.€ em março deste ano. Adicionalmente, a colocação de produtos estruturados aumentou 0.5 Bi.€ yoy.
AUMENTO DOS PROVEITOS DA ATIVIDADE COMERCIAL IMPULSIONA RENTABILIDADE
Produto bancário comercial aumentou 50%
O produto bancário comercial registou um crescimento de 50% face ao primeiro trimestre de 2022, situando-se nos 284 M.€. A margem financeira cresceu 82% para 206 M.€, refletindo a subida das taxas de juro de mercado e o crescimento do volume de crédito, sendo por outro lado penalizada pela subida do custo dos depósitos e das emissões de dívida (obrigações hipotecárias e de MREL).
Apesar das descidas registadas na intermediação de seguros e nos fundos e seguros de capitalização, as comissões líquidas cresceram 3% yoy, para 73 M.€. Para este resultado contribuiu a abertura de novas contas e o aumento das operações de crédito.
Cost-to-income core melhora para 46.8%
Os custos de estrutura aumentaram 11% yoy. Os custos com pessoal aumentaram 8% yoy, os gastos gerais administrativos aumentaram 20% yoy, refletindo o aumento dos custos de informática com novos projetos tecnológicos, e as depreciações e amortizações +2% yoy.
O rácio de eficiência core (cost-to-income core) registou um forte impulso positivo, alcançando 46.8% em março de 2023, o que corresponde a uma descida de 3.4 p.p. ytd.
No final de março de 2023, o Banco BPI contava com 4.386 colaboradores. Na mesma data a rede de distribuição totalizava 319 unidades comerciais, entre balcões (274), centros premier (12), centros private banking (3), balcão móvel (1) e centros de empresas e institucionais (29).
SOLIDEZ FINANCEIRA E BAIXO RISCO
A solidez financeira do BPI exprime-se num perfil de baixo risco, numa posição de liquidez confortável e em níveis elevados de capitalização.
BPI mantém perfil de risco baixo e elevada cobertura
O BPI tem um rácio de Non-performing exposures (NPE, critérios EBA) de 1.6%, o melhor indicador no setor financeiro em Portugal, e uma cobertura por imparidades e colaterais de 156%. O rácio de Non-performing loans (NPL, de acordo com critérios da EBA) situa-se nos 2%. Os NPLs estavam cobertos a 157% por imparidades e colaterais em março de 2023.
As imparidades de crédito líquidas de recuperações situaram-se em 22 M.€ no 1º trimestre 2023 (+2 M.€ yoy). O custo do risco de crédito situou-se em 0.20% nos últimos 12 meses.
Em março de 2023, o BPI mantinha um saldo acumulado no balanço de 50 M.€ de imparidades não alocadas.
Posição de liquidez confortável
O BPI mantém uma situação de liquidez confortável e um funding equilibrado: o rácio de transformação de depósitos em crédito situa-se em 98%, o rácio de financiamento estável líquido (NSFR - net stable funding ratio) ascende a 132% e o rácio de cobertura de liquidez (LCR - liquidity coverage ratio) a 144%, no final de março 2023. O financiamento obtido junto do BCE é de apenas 0.4 Bi.€.
Elevada capitalização
O BPI cumpre por margem significativa os requisitos mínimos exigidos pelo Banco Central Europeu (BCE), apresentando os seguintes rácios (calculados após dividendos a distribuir): CET1 de 14.3%, Tier 1 de 15.8% e capital total de 18.3%. O rácio de leverage situou-se em 7.1%. O Buffer MDA - folga de capital sem limitações à distribuição de resultados – ascendia a 5.4% no final de março de 2023.
O BPI cumpre largamente os rácios de MREL requeridos para 1 de janeiro de 2024:
• O rácio MREL em percentagem dos RWA situa-se em 24.6%, versus o requisito final de MREL a cumprir a partir de 1 de janeiro 2024 de 22.43%.
• Rácio MREL em percentagem da LRE (Leverage Risk Exposure) de 11.1%, versus requisito final de 5.91%.
BANCA DIGITAL: MAIS CLIENTES, MAIS VENDAS, #1 EM SATISFAÇÃO DE CLIENTES
A Banca Digital no BPI mantém uma trajetória de crescimento, com um forte aumento dos Clientes aderentes e das vendas online, com investimentos na melhoria da experiência dos Clientes e no lançamento de projetos pioneiros em Portugal.
O número de utilizadores dos canais digitais atingiu 881 mil no final de março de 2023 (+12% yoy), com uma adesão significativa ao canal mobile, contando com 660 mil utilizadores regulares da BPI App (+19% yoy).
Cerca de 30% das vendas de produtos foco (fundos e PPR, produtos prestígio, crédito pessoal, cartões de crédito e seguros stand alone) a particulares foram iniciadas nos canais digitais net e mobile.
O Banco ocupa a 1ª posição em termos de satisfação com os canais digitais em Clientes particulares (BASEF Banca - fevereiro 2023 (principais bancos).
BPI ALL IN ONE LISBOA, MAIOR ESPAÇO COMERCIAL BANCÁRIO EM PORTUGAL
O BPI abriu o primeiro “All in One” em Portugal, um novo conceito de espaço comercial financeiro, o maior e mais inovador em Portugal, com o qual o Banco pretende revolucionar a experiência dos Clientes bancários no canal físico.
Situado no Edifício Monumental na Praça do Saldanha, o BPI All in One Lisboa combina o atendimento próximo e personalizado, com a agilidade e comodidade proporcionadas pelas tecnologias mais inovadoras. O novo espaço, de cerca de 2.300 metros quadrados, distribuídos por dois andares, oferece um serviço especializado para atender a todas as necessidades financeiras e não financeiras, tanto para particulares (com gestores especializados em Banca Comercial, Premier e Private), como para Negócios e Empresas.
No total, o BPI All in One Lisboa dispõe de uma equipa de 100 gestores e uma vasta oferta de serviços que incluem zonas específicas de serviço, um espaço para eventos, 13 salas para reuniões privadas e as mais recentes tecnologias, incluindo realidade virtual e aumentada, um robô-concierge, montras led e ecrãs multimédia envolventes.
O BPI All in One Lisboa apresenta também um espaço Ágora, uma sala com uma projeção 360°, que terá uma programação mensal de iniciativas sobre temas da atualidade, abertas à participação de qualquer pessoa interessada, seja ou não Cliente do BPI.
COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE
Em março, o BPI tornou-se signatário oficial dos Princípios para uma Banca Responsável das Nações Unidas – uma estrutura única, criada para assegurar uma indústria bancária sustentável e desenvolvida através de uma parceria entre bancos de todo o mundo e a Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP-FI).
Recorde-se que, em 2022, o BPI lançou a sua estratégia de sustentabilidade para 2022-2024 que estabelece os compromissos do Banco no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável e as metas que pretende atingir em áreas como o negócio sustentável, impacto social e igualdade de género. A adesão ao UNEP-FI e aos Princípios para uma Banca Responsável reforça ainda mais o posicionamento do Banco no ecossistema das finanças sustentáveis e contribui para uma abordagem mais coordenada e sinérgica para a integração dos princípios de sustentabilidade na estratégia e modelo de negócio do BPI.
Compromisso com as Pessoas, a Sociedade e o Ambiente
• Colaboração BPI | Fundação ”la Caixa”: O apoio às Pessoas e à Sociedade faz parte da identidade do BPI e do Grupo CaixaBank, reforçado com o alargamento da atividade da Fundação ”la Caixa” a Portugal. No âmbito do compromisso social, em 2023, a atuação conjunta BPI | Fundação ”la Caixa” conta com uma dotação orçamental de 50 milhões de euros.
• Programa BPI Voluntariado: 75% dos colaboradores do BPI estão atualmente registados na Plataforma BPI Voluntariado. Entre as iniciativas desenvolvidas no primeiro trimestre, destacam-se várias iniciativas de literacia financeira e empreendedorismo nas escolas e explicações a crianças e jovens em situação vulnerável, num total de 5.453 beneficiários diretos no primeiro trimestre.
• Financiamento sustentável: O BPI assessorou e subscreveu na totalidade 285 M.€ em operações de empréstimos obrigacionistas ESG da MC (Grupo Sonae), NOS, LIDL Sodecia, Cork Supply e Transportes Urbanos de Braga.
RECONHECIMENTO E REPUTAÇÃO
BPI Private é o Melhor Private Banking em Portugal para a Euromoney
O BPI foi eleito como “Best Domestic Private Bank in Portugal” nos Euromoney Global Private Banking Awards 2023. O comité de jurados valorizou a posição de liderança do BPI na inovação tecnológica, excelência na gestão do património e compromisso com a satisfação do Cliente. A Euromoney reconheceu ainda o Modelo de Negócio do Private Banking do BPI, que coloca a experiência do Cliente como prioridade máxima, assente na combinação da contínua inovação tecnológica com o acompanhamento personalizado do Private Banker. Esta combinação permite uma abordagem sustentável e sólida para responder às necessidades dos Clientes no que diz respeito à excelência de um serviço digital e também da gestão de património.
BPI é o Banco de confiança dos portugueses pelo 10º ano consecutivo
O BPI foi eleito, pelo 10.º ano consecutivo, a marca bancária de maior confiança dos portugueses no estudo das Selecções do Reader’s Digest que elege anualmente as “Marcas de Confiança” em 60 categorias de produtos e serviços. Os portugueses avaliaram atributos como a qualidade do serviço, a relação custo benefício e a ética das marcas.
O BPI no TOP 10 dos melhores empregadores pelo LinkedIn
O BPI está em 7º lugar entre as melhores empresas para trabalhar, numa análise feita pelo LinkedIn com base em dados exclusivos desta rede social.