Os vencedores do Prémio Nacional de Agricultura 2019 foram conhecidos na cerimónia realizada no passado dia 15 de janeiro, no Salão Nobre do Hotel Ritz Four Seasons, em Lisboa.
A 8ª edição do prémio, que junta o BPI e a Cofina na promoção das melhores empresas, práticas e projetos dos setores da Agricultura e Agroindústria, Florestas e Pecuária, recebeu 1.199 candidaturas.
A cerimónia contou com a presença de Maria do Céu Albuquerque, Ministra da Agricultura, Pedro Barreto, Administrador do BPI, e Octávio Ribeiro, Diretor-geral editorial da Cofina, que entregaram os prémios a todos os vencedores.
Para Pedro Barreto “este prémio é muito importante para promover e divulgar aquilo que melhor se faz no nosso país”. O Administrador do BPI, responsável pela Banca de Empresas e Institucionais, salientou a elevada qualidade das candidaturas recebidas e referiu que a agricultura teve um papel muito importante na melhoria da imagem que Portugal tem no estrangeiro, tendo o seu contributo para a economia portuguesa “vindo a crescer de forma sustentável na última década”.
Na categoria Jovens Agricultores / Novas Empresas o júri decidiu distinguir o agricultor José Augusto Azóia e a empresa HVCZ Ventures (Vera Cruz), tendo atribuído uma menção honrosa à Bioexplant. A vencedora da categoria Empresas foi a White and Green Natural, tendo sido ainda atribuída uma menção honrosa à empresa Fita Preta. Na categoria Empresário em Nome Individual foi reconhecido o empresário Luís Pais Neto (Yacon Portugal), e o Agrupamento de Defesa Sanitária de Estremoz foi distinguido na categoria Associações / Cooperativas.
O júri decidiu, ainda, reconhecer iniciativas e personalidades pelo seu importante contributo para o setor da agricultura: o Mel português foi considerado o Produto Excelência e a Cerealis foi distinguida na categoria Grandes Empresas. Leonor Freitas recebeu o último prémio da cerimónia, o Prémio Personalidade, pelo seu enorme contributo para o desenvolvimento do setor da agricultura em Portugal.
Perante uma audiência de mais de 120 empresários agrícolas convidados, a Ministra da Agricultura encerrou a cerimónia com um discurso institucional, no qual elogiou os sucessos e a proatividade do setor, reforçando a importância da renovação geracional: “temos de criar condições para que os jovens, gradualmente, possam vir para a agricultura”.
Está disponível abaixo um vídeo com declarações de Maria do Céu Albuquerque e Pedro Barreto no âmbito deste prémio.
O BPI, um Banco para a Agricultura, dá os parabéns a todos os distinguidos e agradece a participação dos restantes empresários que se candidataram a esta edição.
PNA 2019 | Categoria Jovem Agricultor / Novas Empresas
Vencedor: José Augusto Azóia (Egocultum)
Vencedor: HVCZ Ventures (Vera Cruz)
Menção honrosa: Bioexplant
PNA 2019 | Categoria Empresas
Vencedor: White and Green Natural
Menção honrosa: Fita Preta
PNA 2019 | Categoria Empresário em Nome Individual
Vencedor: Luís Pais Neto (Yacon Portugal)
PNA 2019 | Categoria Associações / Cooperativas
Vencedor: Agrupamento de Defesa Sanitária de Estremoz
PNA 2019 | Produto Excelência
Vencedor: Mel português (vídeo não disponível)
PNA 2019 | Grandes Empresas
Vencedor: Cerealis
PNA 2019 | Prémio Personalidade
Vencedor: Leonor Freitas (vídeo não disponível)