Prémio Nacional de Turismo foi lançado na BTL e candidaturas decorrem até 31 de maio

15-03-2023

A 5ª edição do Prémio Nacional de Turismo (PNT) foi lançada no dia 2 de março na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, o maior evento da indústria do turismo nacional, em que o BPI é o Banco Oficial.

Este evento contou com a abertura de Nuno Fazenda (Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços), Francisco Pedro Balsemão (CEO da Impresa) e Pedro Barreto (Administrador do BPI). O Administrador do BPI assinalou o “salto qualitativo do turismo em Portugal”, refletido nos prémios internacionais que o país tem recebido, focando a “qualidade a nível da oferta, serviço, inovação e sustentabilidade, essenciais para os excelentes resultados” do último ano.

Após a apresentação do prémio, seguiu-se um debate moderado por Ricardo Costa, Diretor Geral de Informação da Impresa, sobre os “Desafios e oportunidades do turismo em Portugal que contou com Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, que sublinhou o objetivo de “crescer em valor naquilo que oferecemos aos nossos turistas”, e também a projeção de alcançar os 27 mil milhões de euros em receitas em 2027. Estiveram igualmente presentes três vencedores da edição de 2022: Gonçalo Castel-Branco, do “Chefs on Fire”, que venceu o Prémio Turismo Gastronómico, Maria Carmona, do “É um Restaurante”, distinguido com o Prémio Turismo Inclusivo e Margarida Blattmann, da “Top Atlântico + Planeta”, vencedor do Prémio Turismo Sustentável.
 

foto do lançamento do PNT 2023
  

Candidaturas decorrem até 31 de maio de 2023

O PNT é uma iniciativa conjunta do BPI e do Expresso, em parceria com a Deloitte, que conta, uma vez mais, com o alto patrocínio do Ministério da Economia e do Mar e o apoio institucional do Turismo de Portugal.
Este prémio pretende premiar empresas, projetos públicos e personalidades que se distinguem nas mais relevantes áreas de um setor determinante para a economia nacional.

As candidaturas para as categorias Turismo Autêntico, Turismo Gastronómico, Turismo Inclusivo, Turismo Inovador e Turismo Sustentável já estão abertas no site oficial, em www.premionacionalturismo.pt, e decorrem até ao dia 31 de maio, sendo posteriormente avaliadas pela Deloitte, por dois Comités e por um Júri. A inovação, a sustentabilidade e a formação são alguns dos critérios transversais utilizados para essa avaliação e eleição dos vencedores do prémio.

A categoria especial "Prémio Carreira" foi, este ano, substituída pelo "Prémio Personalidade" e vai distinguir uma personalidade que se destaque pela ousadia, espírito empreendedor e contributo para o setor.

Vencedores da edição de 2022

Em 2022, a 4ª edição recebeu 743 candidaturas e nomeações de empresas turísticas de todo o país. Deste total, 283 dizem respeito a Turismo Gastronómico, 216 a Turismo Autêntico, 98 a Turismo Inovador, 88 a Turismo Sustentável e 58 a Turismo Inclusivo. Geograficamente, as candidaturas revelam uma cobertura total do território nacional, com a região Norte a liderar com 239 candidatos, Lisboa com 145, e Centro com 134.

Os vencedores foram conhecidos no final de 2022 num evento realizado na Cidade do Futebol:

  • Turismo Autêntico – “Rotas Açores – Itinerários Culturais e Paisagísticos (Açores)”
  • Turismo Gastronómico – “Chefs on Fire”
  • Turismo Inclusivo – “É um restaurante” e “Azores all in Blue – Turismo & Autismo”, ex aequo
  • Turismo Inovador – “Digital Nomads Madeira Islands”
  • Turismo Sustentável – “Top Atlântico +Planeta”

O Prémio Carreira foi atribuído a Jorge Rebelo de Almeida, fundador e presidente do Grupo Vila Galé.

Para mais informação pode ser consultado o press release com o detalhe dos vencedores e a página do prémio.

 

O BPI apoia as empresas do setor do Turismo

O BPI afirma-se como um parceiro para as empresas do setor do turismo.

É, desde 2016, o patrocinador oficial da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a maior feira de turismo em Portugal, é parceiro fundador do NEST – Centro de Inovação do Turismo, aderente ao Programa Empresas Turismo 360, uma parceria promovida pelo Turismo de Portugal, que pretende mobilizar as empresas do setor a incorporarem indicadores ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) na sua gestão, e integra a plataforma Invest in Tourism, que se pretende constituir como dinamizador do investimento nacional, mas sobretudo estrangeiro, no setor turístico português.

Com o objetivo de dar resposta a necessidades específicas de Clientes, o Banco dispõe de soluções completas e competitivas para ajudar as empresas a enfrentar os grandes desafios do presente e do futuro e dispõe de uma equipa dedicada de especialistas que tem como foco, entre outros, a estruturação de financiamentos do setor, na promoção de um turismo inteligente e sustentável.