É, desde 2016, o patrocinador oficial da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a maior feira de turismo em Portugal, é parceiro fundador do NEST – Centro de Inovação do Turismo, aderente ao Programa Empresas Turismo 360, uma parceria promovida pelo Turismo de Portugal, que pretende mobilizar as empresas do setor a incorporarem indicadores ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) na sua gestão, e integra a plataforma Invest in Tourism, que se pretende constituir como dinamizador do investimento nacional, mas sobretudo estrangeiro, no setor turístico português.
Com o objetivo de dar resposta a necessidades específicas de Clientes, o Banco dispõe de soluções completas e competitivas para ajudar as empresas a enfrentar os grandes desafios do presente e do futuro e dispõe de uma equipa dedicada de especialistas que tem como foco, entre outros, a estruturação de financiamentos do setor, na promoção de um turismo inteligente e sustentável.
Neste contexto, o BPI apresenta várias soluções de produtos que respondem às diversas necessidades das empresas:
- Linha de Apoio à Qualificação da Oferta 2021 – Turismo de Portugal: destina-se a apoiar a requalificação, ampliação e criação de empreendimentos e atividades do setor e permite (i) beneficiar de taxa de juro de 0% para a tranche do Turismo de Portugal e (ii) a atribuição de um prémio de desempenho que possibilitará a conversão de até 30% da tranche do Turismo de Portugal em incentivo não reembolsável.
- Protocolo BPI/Galp Solar: parceria entre o BPI e a Galp Solar com o objetivo de disponibilizar soluções de financiamento para o fornecimento e instalação de sistemas de painéis fotovoltaicos destinados à produção de energia elétrica para autoconsumo. É uma solução “integrada” de fornecimento e instalação de Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC) e o seu financiamento com isenção de comissões bancárias (abertura, gestão, imobilização, acompanhamento e estruturação e montagem) e spreads muito competitivos, entre os 0% e os 2%.
- Linha de Apoio ao Turismo 2021: esta linha tem como um dos principais objetivos impulsionar a desejável retoma da economia das empresas do setor do turismo e assumir um papel essencial no desenvolvimento sustentável do setor. Como principais vantagens destaca-se a possibilidade de apoio para fundo de maneio ou investimento, com cobertura SGM de até 80% e prazos de carência de capital até 18 meses (fundo de maneio) ou até 48 meses (investimento) e prazo máximo das operações entre os 6 e os 20 anos, mediante o apoio em causa e o tipo de empresa.
- Linha BPI/BEI Eficiência Energética: o BPI é o único banco em Portugal a disponibilizar em exclusivo este instrumento financeiro que permite o financiamento de projetos para apoio à transição energética das empresas portuguesas, até 10 milhões de euros e com prazo até 20 anos.
BPI. Banco para o Turismo.